Mundo

Conselho da ONU prepara novas sanções contra Coreia do Norte

Em uma declaração unânime, os 15 membros do Conselho, incluindo a China, informam que "vão iniciar imediatamente os trabalhos sobre as medidas apropriadas"


	Kim Jong Un: o artigo 41 prevê "medidas que não envolvem a utilização da força", em geral sanções econômicas e comerciais
 (YONHAP / Reuters)

Kim Jong Un: o artigo 41 prevê "medidas que não envolvem a utilização da força", em geral sanções econômicas e comerciais (YONHAP / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 20h26.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas "condenou firmemente" nesta sexta-feira o teste nuclear norte-coreano e decidiu preparar uma nova resolução impondo sanções econômicas a Pyongyang.

Em uma declaração unânime, os 15 membros do Conselho, incluindo a China, aliada de Pyongyang, informam que "vão iniciar imediatamente os trabalhos sobre as medidas apropriadas, de acordo com o artigo 41 da Carta da ONU, e uma resolução do Conselho".

O artigo 41 prevê "medidas que não envolvem a utilização da força", em geral sanções econômicas e comerciais.

A declaração qualifica o último teste atômico norte-coreano de "violação flagrante" das resoluções da ONU e "ameaça evidente à paz e à segurança internacionais".

O Conselho se reuniu a pedido do Japão, da Coreia do Sul e dos Estados Unidos para definir os próximos passos após o quinto teste nuclear da Coreia do Norte, nesta sexta-feira.

"Acreditamos que novas sanções são indispensáveis", disse o embaixador francês, François Delattre, quando se dirigia a uma reunião de emergência do Conselho.

"A França faz um chamado à adoção, o quanto antes, de uma nova resolução sob o Capítulo 7" da Carta das Nações Unidas, que prevê sanções.

A resolução precedente do Conselho sobre a Coreia do Norte data de março passado e decretou as sanções econômicas e comerciais mais severas já adotadas contra Pyongyang, após o quatro teste nuclear e tiros de mísseis balísticos, a partir de janeiro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteTestes nucleares

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã