Mundo

Conselho da Nissan aprova possível aliança com GM

Carlos Ghosn, que comanda a Nissan e a Renault, busca corte de custos operacionais em parceria com a GM

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O conselho de administração da Nissan aprovou, nesta segunda-feira (3/7), o início de negociações com a General Motors (GM) sobre uma possível aliança estratégica entre a montadora japonesa, a americana e Renault. O acordo está condicionado à aprovação de Kirk Kerkorians, o principal acionista da GM, de acordo com comunicado divulgado pela montadora japonesa, e à aprovação da Renault, montadora francesa que comanda a Nissan.

O ministro francês das Finanças, Thierry Breton, afirmou a uma emissora de rádio européia que se encontrou várias vezes neste final de semana com o presidente executivo da Renault e da Nissan, Carlos Ghosn, para tratar do assunto.

O interesse inicial de Ghosn em aliar-se à montadora americana apóia-se no potencial de redução de custos que a parceria traria às empresas, segundo o americano The Wall Street Journal. De acordo com executivos entrevistados pelo jornal, Ghosn acredita que a união gerará grandes economias para as três empresas, se houver cooperação nas áreas de engenharia, compartilhamento de plataformas de veículos e consolidação das operações de manufatura.

Já a GM parece disposta a discutir a parceria por sugestão de Kerkorian, que enviou uma carta a Richard Wagoner Jr., presidente executivo e do conselho de administração da montadora na última sexta-feira (30/6). Ghosn também procurou Wagoner para tratar do tema. Segundo The Wall Street Journal, uma eventual aliança das três companhias poderá representar a saída de Wagoner da GM. O executivo está empenhado em implementar seu próprio plano de salvação da empresa, que envolve o fechamento de 12 plantas até 2008 e o corte de 35.000 funcionários. Seu afastamento significaria a provável ascensão de Ghosn ao comando da empresa americana.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Trump terá força para pacificar o mundo e conter Rússia, diz 'pai' do Brexit à EXAME

Eleição nos EUA: Trump vai inflamar ou moderar o discurso na convenção republicana?

Mais na Exame