Mundo

Conrad Black paga fiança de US$ 2 milhões

Ex-magnata dos meios de comunicação havia sido condenado por esvaziar os cofres de seu império jornalístico, Hollinger, e tentar encobrir o crime

Conrad Black, ex-magnata dos meios de comunicação, havia sido condenado nos Estados Unidos em 2007 a seis anos e meio de prisão por fraude financeira (Tasos Katopodis/Getty Images)

Conrad Black, ex-magnata dos meios de comunicação, havia sido condenado nos Estados Unidos em 2007 a seis anos e meio de prisão por fraude financeira (Tasos Katopodis/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2010 às 09h25.

Priorizar nos meus resultados Google

Chicago - O ex-magnata dos meios de comunicação Conrad Black, condenado nos Estados Unidos em 2007 a seis anos e meio de prisão por fraude financeira, foi libertado nesta quarta-feira, após o pagamento de uma fiança de 2 milhões de dólares.

A juíza federal Amy St. Eve, de Chicago, determinou que Black não poderá abandonar o território americano até nova ordem.

Black começou a cumprir pena em março de 2008, após ser condenado por esvaziar os cofres de seu império jornalístico, Hollinger, e tentar encobrir o crime.

Mas a Suprema Corte abriu o caminho para a apelação e libertação de Black ao decidir, no mês passado, que a lei de 1998 pela qual foi condenado havia sido interpretada de forma demasiado ampla.

Esta lei é a ferramenta favorita dos promotores contra crimes do colarinho branco precisamente por sua linguagem ampla, mas a máxima instância judicial determinou que só pode ser aplicada estritamente em casos que envolvam suborno ou aliciamento.

Black chefiava o terceiro império de mídia do mundo, encarregado de jornais como o britânico Daily Telegraph e o Chicago Sun-Times.

Acompanhe tudo sobre:ServiçosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)FraudesMídiaComunicação

Mais de Mundo

Imprensa internacional repercute prorrogação da votação no Brasil

OEA diz que acompanha denúncias de falta de ônibus no segundo turno das eleições de 2026

Lula vence Flávio Bolsonaro em Portugal com 59,4% dos votos

Imprensa internacional repercute eleições no Brasil e destaca influência dos EUA