Mundo

Congresso venezuelano rejeita se subordinar à Constituinte

A maioria opositora aprovou uma rejeição ao decreto emitido pela Constituinte no dia anterior, em que ela se declarou acima de outros poderes

Bandeira da Venezuela durante plebiscito sobre Constituínte (Juan Carlos Ulate/Reuters)

Bandeira da Venezuela durante plebiscito sobre Constituínte (Juan Carlos Ulate/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 9 de agosto de 2017 às 18h39.

Caracas - A Assembleia Nacional da Venezuela, que é dominada pela oposição ao governo de Nicolás Maduro, rejeitou se subordinar à Assembleia Constituinte nesta quarta-feira.

A maioria opositora aprovou, sem a presença dos deputados governistas, uma rejeição ao decreto emitido pela Constituinte no dia anterior, em que ela se declarou acima de outros poderes.

"Desconhecemos a Constituinte como um todo", disse o deputado opositor Juan Pablo Guanipa, durante a sessão, onde disse que Maduro usa a reforma na Constituição como um "pretexto" para "fazer o que lhe vem à cabeça".

O deputado Williams Dávila afirmou que "não nos rendemos e jamais iremos nos render", ao descartar que a oposição irá ceder à Assembleia Constituinte.

O segundo-vice presidente da Constituinte, Isaías Rodríguez, defendeu as medidas tomadas na terça-feira e disse a uma rádio local que o que se busca com o processo de reforma na Constituição é uma atualização da carta magna e a superação de "alguns problemas na economia, que matam o povo com uma inflação induzida". Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:VenezuelaNicolás MaduroAssembleia Constituinte

Mais de Mundo

EUA diz ter bombardeado embarcação no Oceano Pacífico

EUA anuncia sanções contra 'frota fantasma' do Irã por repressão a protestos

UE quer manter congeladas represálias de 93 bilhões de euros aos EUA por 6 meses

Premiê da Alemanha diz que não pode aceitar o plano do Conselho de Paz de Trump