Confucionismo: a filosofia de Confúcio e seus princípios morais
Fundado pelo filósofo chinês Confúcio, por volta do século V a.C. e, por mais de dois mil anos, foi a principal doutrina da China
Agência
Publicado em 24 de maio de 2023 às 18h02.
O confucionismo foi fundado pelo filósofo chinês Confúcio, por volta do século V a.C. e, por mais de dois mil anos, foi a principal doutrina da China.
Confúcio nasceu na província de Lu, na província de Shandong, durante um período de mudanças sociais e políticas tumultuadas conhecidas como Período das Primaveras e Outonos.
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Considerado um guia espiritual e uma figura filosófica que instrui seus seguidores a buscar a harmonia em suas vidas, Confúcio se dedicou ao estudo e à reflexão sobre os problemas sociais e políticos de sua época, buscando soluções para promover a estabilidade e a harmonia na sociedade.
Os ensinamentos de Confúcio foram registrados principalmente no livro “Analectos”, compilado por seus discípulos após sua morte. Esses ensinamentos giram em torno de princípios éticos e morais, que se tornaram a base do confucionismo.
Confúcio acreditava que a chave para uma sociedade saudável e harmoniosa estava na prática do Ren (humanidade) e na busca pela virtude. Ele enfatizou a importância das relações humanas e da conduta adequada, tanto em termos de rituais e etiqueta (Li) quanto de valores como lealdade (Zhong), reciprocidade (Shu) e reverência filial (Xiao).
Além disso, Confúcio defendia a ideia de que um governante deveria ser um exemplo moral para o povo e governar com benevolência e justiça. Ele enfatizava a importância da educação (Wen) para o desenvolvimento das virtudes e aprimoramento do caráter, assim como o equilíbrio entre sabedoria e coragem (Wu).
Após sua morte, seus ensinamentos foram transmitidos por seus seguidores e alcançaram a base da filosofia confuciana. Ao longo dos séculos, o confucionismo exerceu uma influência significativa na China, moldando a cultura, a ética e a política do país. E influenciou na formação cultural de outros países, como o Japão e a Coreia.
Durante a dinastia Han (206 aC – 220 dC), o confucionismo tornou-se a ideologia oficial do Estado e influenciou fortemente o sistema educacional e a burocracia imperial. Os exames imperiais, ensinamentos nos ensinos confucianos, foram alcançados para selecionar funcionários públicos competentes.
Ao longo da história, o confucionismo passou por diferentes interpretações e crenças, mas continuou a ser uma força cultural e filosófica importante na China. Mesmo com o desenvolvimento de outras correntes filosóficas e ideológicas políticas, o confucionismo ainda exerce uma influência significativa no pensamento chinês contemporâneo e na sociedade chinesa.
Veja abaixo os fundamentos-chave do confucionismo:
1 – Ren (仁)
O conceito central do confucionismo é o “Ren”, que pode ser traduzido como humanidade, bondade, benevolência ou virtude. O Ren enfatiza a importância das relações humanas e o tratamento adequado dos outros. Ele busca cultivar qualidades como empatia, respeito, cortesia e responsabilidade.
2 – Li (礼)
O “Li” refere-se aos rituais e etiquetas adequados que regem a conduta social. Ele abrange uma ampla gama de práticas, desde rituais religiosos até regras de etiqueta cotidianas. O Li desempenha um papel fundamental na manutenção da ordem social e na promoção da harmonia entre as pessoas.
3 – Xiao (孝)
O “Xiao” representa a reverência filial e o respeito pelos pais e idosos. É considerado um dever fundamental dos filhos cuidar e obedecer aos seus pais, bem como honrar os ancestrais. O respeito pela autoridade e pela autoridade familiar é uma característica importante do confucionismo.
4 – Junzi (君子)
O “Junzi” refere-se ao homem nobre ou ao cavaleiro virtuoso. É uma figura ideal que busca a excelência moral e intelectual, adotando uma postura ética em todos os aspectos da vida.
5 – Zhong (忠) e Shu (恕)
O “Zhong” significa lealdade e o “Shu” representa a reciprocidade. Esses princípios são enfatizados como valores essenciais nas relações sociais. A lealdade é vista como uma virtude fundamental para o bem-estar da comunidade, enquanto a reciprocidade enfatiza tratar os outros da maneira que gostariam de ser tratados.
6 – Wen (文) e Wu (武)
O “Wen” refere-se à cultura e à educação, enquanto o “Wu” refere-se à força militar e habilidades físicas. O confucionismo enfatiza a importância de equilibrar a educação intelectual e moral com a capacidade de defender a justiça e a ordem, buscando um equilíbrio entre sabedoria e coragem.
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Imagem principal: ErikaWittlieb/ Pixabay