Confiança do consumidor cai nos EUA
Queda pode ser explicada pelo anúncio de que o desemprego ficará acima dos 9% por um longo tempo
Da Redação
Publicado em 15 de outubro de 2010 às 14h25.
Nova York - A confiança dos consumidores dos Estados Unidos na evolução da economia e de sua situação financeira registrou em outubro uma baixa inesperada, segundo dados provisórios divulgados hoje pela Universidade de Michigan.
O índice de confiança elaborado por essa entidade ficou este mês em 67,9 pontos, abaixo dos 68,2 pontos do mês anterior e dos 69,8 que esperavam os analistas.
Os analistas achavam que a confiança dos consumidores subiria este mês, mas por enquanto se observa uma queda que poderia dever-se à previsão de que o desemprego nos Estados Unidos se manterá acima dos 9% durante um longo tempo.
Em qualquer caso, o subíndice da pesquisa relativo às expectativas de consumo das famílias americanas em um prazo de cerca de seis meses subiu para 64,6 pontos, acima dos 60,9 do mês anterior, quando se registrou o número mais baixo desde março de 2009.
No entanto, no que se refere às previsões sobre a intenção de despesa atual dos consumidores (sua disposição a realizar compras importantes no curto prazo), esse subíndice caiu para 73 pontos, dos 79,6 anteriores.