Mundo

Como seria o céu das cidades

Para mostrar o verdadeiro espetáculo natural que estamos perdendo, o fotógrafo Thierry Cohen recriou na série Darkened Cities como seria o céu das grandes cidades do mundo se simplesmente pudéssemos apagar todas suas luzes

Rio de Janeiro, da série Darkened Cities, por Thierry Coheno  (Divulgação)

Rio de Janeiro, da série Darkened Cities, por Thierry Coheno (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 13h43.

São Paulo – Quem mora em cidade grande sabe bem como pode ser frustrante tentar enxergar estrelas no céu à noite. Isso acontece pelo excesso de iluminação artificial, responsável pela poluição luminosa, que ofusca a visão das pessoas, atrapalha o trabalho dos astrônomos e até afeta os animais noturnos.

Para mostrar o verdadeiro espetáculo natural que estamos perdendo, o fotógrafo Thierry Cohen recriou na série Darkened Cities como seria o céu das grandes cidades do mundo se simplesmente pudéssemos apagar todas suas luzes.

Primeiro, ele fotografou a área urbana, anotando o ângulo, horário e coordenadas usadas naquele momento. Partindo daí, ele fez uma série de cálculos para encontrar em regiões remotas, que não sofrem poluição luminosa, como desertos e planícies, o “mesmo” céu que não pôde ser observado na cidade. Dessa forma, Cohen conseguiu capturar o véu estrelado que faltava.

Para revelar a beleza do céu noturno das cidade do Rio e de São Paulo, por exemplo, o fotógrafo mirou o deserto de Atacama, no Chile. E para mostrar como seria o céu de NY no escuro, ele foi para o deserto de Black Rock, em Nevada. Já para Hong Kong, recorreu ao Saara Ocidental.

Acompanhe tudo sobre:FotografiaMeio ambientePoluição

Mais de Mundo

Motorista do Tesla que explodiu em frente ao Trump Hotel se matou antes do incidente

Bombardeios israelenses matam 75 pessoas em Gaza, incluindo em zona humanitária segura

Caixas-pretas de avião que caiu no Cazaquistão são examinadas em Brasília

Venezuela oferece recompensa de R$ 620 mil por ajuda na captura do opositor González Urrutia