(Michael van Valkenburgh Associates/Reprodução)
Vanessa Barbosa
Publicado em 3 de dezembro de 2016 às 07h40.
Última atualização em 3 de dezembro de 2016 às 07h40.
São Paulo - Mundialmente famoso pelo folclore dos cowboys, o estado americano do Texas deve ganhar uma nova fama — o de lar do maior parque urbano dos Estados Unidos.
As obras do chamado "Trinity River Park" começaram este ano na cidade de Dallas e vão abranger uma área dez vezes maior do que a do Central Park em Nova York, a um custo estimado de 250 milhões de dólares.
Fruto de uma parceria público-privada, o projeto do parque prevê a criação de florestas, gramados, playgrounds, trilhas para correr e andar de bicicleta, e até um campo de golfe, ao longo das margens do Rio Trinity, um dos maiores dos Estados Unidos, que atravessa a cidade.
Além de tornar a cidade mais verde, o parque vai ajudar a reduzir as enchentes que costumam castigar a região, especialmente durante as temporadas de tornados.
O parque também vai ao encontro de um desejo antigo da prefeitura local, de conectar a parte mais pobre da cidade, ao sul, com a mais rica, ao norte.
Todo o projeto é assinado pela empresa de arquitetura paisagística Michael van Valkenburgh Associates, de Nova York.
Curiosamente, o futuro maior parque do país não tem chamado muita atenção dos moradores locais. Isso porque, segundo o jornal DallasNews, para facilitar a construção do empreendimento, a prefeitura repartiu o projeto em três partes gerenciáveis de forma distinta, ao invés de fazer um único projeto.
O resultado da união das partes, porém, será monumental.