Mundo

Comitiva de Hillary Clinton é recebida com ovos nas Filipinas

Um grupo de 50 pessoas lançou ovos, pedras e bolas de tinta no comboio de veículos nos quais viajavam o grupo de representantes dos Estados Unidos

O incidente aconteceu quando Hillary deixava o palácio presidencial depois de comparecer a um almoço com o presidente filipino (Sean Gallup/Getty Images)

O incidente aconteceu quando Hillary deixava o palácio presidencial depois de comparecer a um almoço com o presidente filipino (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2011 às 21h22.

Washington - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, foi recebida com honras pelo Governo filipino durante sua breve visita a Manila, mas sua comitiva foi hostilizada por manifestantes.

Um grupo de 50 pessoas lançou ovos, pedras e bolas de tinta no comboio de veículos nos quais viajavam o grupo de representantes dos Estados Unidos, embora ninguém tenha se ferido, informou nesta quarta-feira o porta-voz do Departamento de Estado, Mark Toner, em sua entrevista coletiva diária.

O incidente aconteceu quando Hillary deixava o palácio presidencial depois de comparecer a um almoço com o presidente filipino, Benigno Aquino, no caminho para um fórum com os jovens do país.

Toner descreveu o ocorrido como 'anedótico' e disse que a secretária de Estado foi mantida em segurança o tempo todo. 'Estamos absolutamente convencidos de que (Hillary) está protegida de ataques deste tipo', disse.

O fato pode estar relacionado às manifestações contra o tratado bilateral de defesa mútua, cujo 60º aniversário é comemorado por Hillary e Aquino.

Vários ativistas protestaram em Manila pela visita da secretária americana para pedir a derrogação do documento, que inclui um acordo que permite o estacionamento temporário de tropas e navios americanos nas Filipinas.

O fórum que a representante dos EUA manteve com jovens universitários foi interrompido por um líder estudantil que apareceu com um cartaz e gritou palavras contra o tratado.

Durante sua parada em Manila, que abandonou nesta quarta-feira para dirigir-se a Tailândia, Hillary se comprometeu a aumentar o apoio militar às Filipinas em seus domínios marítimos, diante do aumento das tensões com a China. EFE

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolítica no BrasilPaíses ricosEstados Unidos (EUA)ProtestosHillary Clinton

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump