Mundo

Comitê interfere e Planalto suspende cartilhas pró-Dilma

Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres vai interromper distribuição de kit com cartilhas, livros e cartazes que pede voto para mulheres, com discurso de seis páginas de Dilma Rousseff

A candidata Dilma e o presidente Lula: o objetivo da estratégia conjunta é afastar qualquer risco de acusação de poder econômico (.)

A candidata Dilma e o presidente Lula: o objetivo da estratégia conjunta é afastar qualquer risco de acusação de poder econômico (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Brasília - A pedido da campanha da petista Dilma Rousseff, o Palácio do Planalto mandou ontem a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres interromper a distribuição do kit com cartilhas, livros e cartazes que pede voto para mulheres. A decisão foi tomada após conversas entre o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o departamento jurídico da campanha de Dilma e integrantes da Casa Civil. O material inclui um discurso de seis páginas da candidata do PT à Presidência.

O objetivo do recuo é afastar qualquer risco de acusação de poder econômico. Pela manhã, o advogado da campanha petista, Márcio Silva, telefonou para Adams, que estava em Porto Alegre, para encontrar uma forma de apagar o incêndio político. Inicialmente, avaliaram que o melhor seria recolher o material.

À tarde, após conversas com a secretaria e integrantes da Casa Civil, a decisão foi orientar a pasta para as Mulheres a negar intuito eleitoral e garantir que não há mais publicações para distribuição - embora ontem o material tenha sido entregue numa conferência em Brasília. A secretaria cumpriu a ordem e emitiu uma nota.

O episódio abriu uma crise interna porque, questionada, a Secretaria de Comunicação alegou à Advocacia-Geral da União (AGU) que não foi consultada anteriormente sobre o assunto pela Secretaria para as Mulheres - responsável pela elaboração e distribuição dos kits. Ontem, a campanha adotou o discurso de que, além de não ter conteúdo eleitoral, o kit foi distribuído em junho, antes do início oficial da corrida presidencial. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre Dilma Rousseff ou Eleições 2010

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010Partidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia