Mundo

Começa a contagem regressiva para a Hora do Planeta

Apagar mundial das luzes acontecerá no dia 23 de março, como forma de manifesto ao aquecimento global. Lançada hoje, a 5ª edição do movimento reflete sobre o uso da água


	Em todo Brasil, pessoas se mobilizam pelo meio ambiente durante a Hora do Planeta
 (© WWF-Brasil/Juvenal Pereira)

Em todo Brasil, pessoas se mobilizam pelo meio ambiente durante a Hora do Planeta (© WWF-Brasil/Juvenal Pereira)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 17h14.

São Paulo - A quinta edição da Hora do Planeta foi lançada mundialmente nesta quarta-feira. Capitaneada pelo grupo ambientalista WWF, a ação convoca todos a apagarem as luzes durante uma hora no dia 23 março, das 20h30 às 21h30.

O ato simbólico pretende conscientizar a população sobre problemas ambientais que a humanidade enfrenta e sinalizar aos governantes sobre a necessidade urgente de agir contra o aquecimento global.

Este ano, o movimento chamará a atenção para as necessidades e os desafios em torno da água. A ação está alinhada à iniciativa da Unesco que definiu 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

Cada vez mais brasileiros participam do movimento. Em 2012, a adesão foi recorde, com todas as capitais e mais de 130 cidades se mobilizando. Para Maria Cecília Wey de Brito, CEO do WWF-Brasil, essa é uma oportunidade de alertar sobre a gestão da água no país.

No Brasil a maior parte da eletricidade (90%) vem das hidrelétricas, que dependem dos rios, que dependem das chuvas, que dependem do clima, que está mudando como resultado do aquecimento global, que é resultado de muitas de nossas ações cotidianas, explica.

A campanha começou 2007 a partir de uma iniciativa da cidade de Sidney, na Austrália, e vem crescendo para se tornar a maior ação voluntária pelo planeta. Na edição 2012, o evento foi abraçado por mais de 7 mil cidades em 152 países nos sete continentes. E você, vai apagar?

Confira o vídeo oficial da Hora do Planeta 2013:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaMeio ambienteSustentabilidade

Mais de Mundo

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU

Um mês antes dos incêndios, chefe dos bombeiros de LA alertou sobre cortes no orçamento