Mundo

Combatam coronavírus e crise climática simultaneamente, diz Greta Thunberg

Durante evento do Dia da Terra, a ativista afirmou que emergência ambiental continua apesar das ações coordenadas para enfrentar o surto de coronavírus

 Greta Thunberg: 50º Dia da Terra foi celebrado com eventos virtuais por conta da pandemia de coronavírus (Johanna Geron/Getty Images)

 Greta Thunberg: 50º Dia da Terra foi celebrado com eventos virtuais por conta da pandemia de coronavírus (Johanna Geron/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 22 de abril de 2020 às 09h42.

As pessoas precisam enfrentar a pandemia de coronavírus e a crise climática simultaneamente, disse a ativista climática sueca Greta Thunberg em um evento do Dia da Terra nesta quarta-feira.

Thunberg, que conquistou fama aos 15 anos quando começou a faltar à escola às sextas-feiras para protestar contra as emissões de carbono diante do edifício do Parlamento da Suécia, disse que as ações sincronizadas para enfrentar o surto de coronavírus não significam que a crise climática desapareceu.

"Hoje é o Dia da Terra, e isso nos lembra que o clima e a emergência ambiental continuam e que precisamos enfrentar a pandemia do corona... ao mesmo tempo em que enfrentamos a emergência climática e ambiental, porque precisamos enfrentar as duas crises ao mesmo tempo", disse Thunberg.

Participando de um evento transmitido pela internet para marcar o Dia da Terra, criado 50 anos atrás para enfatizar os desafios ambientais, ela disse que o surto de coronavírus significa que é mais importante do que nunca ouvir cientistas e outros especialistas.

"Isto serve para todas as crises, seja a crise do corona ou a crise climática que ainda continua e não está desacelerando, mesmo em um momento como este."

O ano passado foi o mais quente já registrado na Europa, o que ampliou uma série de anos excepcionalmente quentes provocados por níveis recordes de gases de efeito estufa na atmosfera, de acordo com um estudo divulgado no Dia da Terra.

A greve estudantil de Thunberg desencadeou um movimento global e transformou a jovem, hoje com 17 anos, no equivalente de uma celebridade ambiental.

Fundadora do movimento juvenil Sextas-Feiras pelo Futuro, Thunberg e seus apelos ardorosos de ação contra a mudança climática cativaram a imaginação de muitos jovens, mas incomodaram alguns líderes mundiais – como o presidente norte-americano, Donald Trump.

Em março, ela disse que provavelmente foi infectada com o coronavírus depois de viajar a países afetados, mas que seus sintomas eram brandos e que não havia sido examinada.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusGreta ThunbergMeio ambienteMudanças climáticas

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame