Mundo

Com ventos de mais de 180km/h, furacão Milton deixa mais de 3 milhões sem luz na Flórida

Tempestade havia destruído mais de 100 casas e poderia provocar ondas de até 4 metros de altura

Pessoas do lado de fora de casa em Fort Myers, um dos lugares mais atingidas pelo furacão (Chandan Khanna/AFP)

Pessoas do lado de fora de casa em Fort Myers, um dos lugares mais atingidas pelo furacão (Chandan Khanna/AFP)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 10 de outubro de 2024 às 05h59.

Última atualização em 10 de outubro de 2024 às 06h23.

O furacão Milton abriu um caminho de destruição após atingir nesta quarta-feira à noite a costa do Golfo da Flórida, chegando perto de Sarasota e atravessando o estado durante a noite. Os ventos chegaram a mais de 180km/h com chuvas pesadas. No início da semana, à medida que se aproximava do estado, sua velocidade se intensificou com a velocidade dos seus ventos chegando a 289 km/h.

Milton, inicialmente classificado como um furacão de categoria 5 (a mais destrutiva), foi rebaixado para 3 e agora, no início da quinta-feira, está colocado na categoria 1. Ao menos 27 tornados foram registrados na Flórida em razão do Milton.

A tempestade já havia inundado e castigado o estado durante boa parte da quarta-feira e desencadeado uma onda de tornados que causaram ainda mais danos e destruição. Mais de três milhões de pessoas estão sem energia na Flórida.

Por volta da meia-noite, a tempestade havia destruído mais de 100 casas, matado várias pessoas em uma comunidade de aposentados e arrancado o telhado do Tropicana Field, o estádio do time de beisebol Tampa Bay Rays. Inundações foram relatadas em ambas as costas, de Tampa a St. Augustine.


Os meteorologistas alertaram que a tempestade poderia provocar ondas de até 4 metros de altura, e um alerta de inundação estava em vigor em várias cidades na região da Baía de Tampa. Mais de 5,5 milhões de pessoas estavam sob alertas de tempestade e mais de 13 milhões sob alerta de inundação, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

Como está a Flórida agora

A última atualização do Serviço Nacional de Meteorologia mostrou o furacão a menos de 16km da costa leste, perto de Cabo Canaveral, movendo-se a 30km/h.

Mesmo depois que Milton se mover da costa da Flórida para o Oceano Atlântico, ele continuará a atingirá a costa leste do estado com ventos e chuvas intensos, e causará inundações generalizadas devido à tempestade.


A maioria dos condados da Flórida está em estado de emergência. Serviços de resgate foram suspensos em vários lugares pois não há segurança para agentes saírem às ruas.

De acordo com o National Weather Service, houve mais de duas dúzias de relatos de tornados ou danos relacionados a tornados da tempestade no estado. Um deles atingiu o Spanish Lakes Country Club Village em Fort Pierce, na costa leste, e matou várias pessoas, de acordo com a polícia.

Acompanhe tudo sobre:Furacões

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado