Mundo

Com crise na zona do euro, 54% dos alemães já defendem o retorno do marco

Esse levantamento indica que este desejo é maior entre os cidadãos do leste da Alemanha e cresce de forma inversamente proporcional à escolaridade

O estudo indica também que um hipotético partido político que defendesse o retorno do marco alemão contaria com um potencial eleitoral de 18% (Joel Saget/AFP)

O estudo indica também que um hipotético partido político que defendesse o retorno do marco alemão contaria com um potencial eleitoral de 18% (Joel Saget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 06h18.

Berlim - Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira pelo instituto Forsa mostra que 54% dos alemães desejam o retorno do marco como moeda nacional diante da crise financeira e orçamentária que afeta vários países da zona do euro.

O levantamento indica que este desejo é maior entre os cidadãos do leste da Alemanha (67%) e cresce de forma inversamente proporcional à escolaridade.

Ainda assim, a maioria (51%) reconhece as vantagens da moeda única e considera que a Alemanha segue melhor economicamente com o euro, com ligeira vantagem sobre os que acham o contrário (43%).

O estudo destaca também que um hipotético partido político que defendesse o retorno do marco alemão contaria com um potencial eleitoral de 18%.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCâmbioEuroEuropaMoedasPaíses ricos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro