Mundo

Colorado aprova imposto sobre a maconha

Eleitores do estado do Colorado (oeste dos Estados Unidos) aprovaram o nível de taxação ao uso recreativo da maconha

Jovens fumam maconha na Universidade do Colorado: eleitores do Colorado aprovam taxa de 15% sobre venda no atacado de maconha e de 10% sobre preço no varejo (Chris Hondros/AFP)

Jovens fumam maconha na Universidade do Colorado: eleitores do Colorado aprovam taxa de 15% sobre venda no atacado de maconha e de 10% sobre preço no varejo (Chris Hondros/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2013 às 08h57.

Washington - Os eleitores do estado do Colorado (oeste dos Estados Unidos) aprovaram na terça-feira o nível de taxação ao uso recreativo da maconha, que foi aprovado em um referendo no ano passado.

Conhecida como Proposta AA, a medida tinha 65% de votos favoráveis e menos de 35% de votos contrários, após a apuração de 84% das urnas.

Desta forma, os eleitores do Colorado aprovam a criação de uma taxa de 15% sobre a venda no atacado de maconha e outra adicional de 10% sobre o preço no varejo.

A venda de maconha já está submetida a uma taxa estadual de de 2,9% e a um imposto local de 3,5% na capital do Colorado, Denver.

"A aprovação da Proposta AA completa o histórico processo de regular e taxar a maconha", disse Brian Vicente, um dos líderes da campanha a favor dos impostos.

O projeto contempla destinar os recursos obtidos ao financiamento de escolas públicas e programas de atendimento a dependentes químicos.

Ao mesmo tempo exclui do pagamento de impostos a maconha vendida com fins medicinais.

Colorado e Washington se tornaram os primeiros estados, em novembro do ano passado, americanos a legalizar o consumo de maconha com fins recreativos.

Acompanhe tudo sobre:DrogasImpostosLeãoMaconha

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal