Mundo

Código Florestal: deputados debatem reforma sem conhecer texto final

Discussão sobre o novo projeto de lei ocorre desde a manhã desta quarta na Câmara

Reforma do Código Florestal:  deputados desconhecem   versão final do projeto substitutivo (Wilson Dias/ Agência Brasil)

Reforma do Código Florestal: deputados desconhecem versão final do projeto substitutivo (Wilson Dias/ Agência Brasil)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 11 de maio de 2011 às 19h31.

São Paulo - Já se vão nove horas desde o início da discussão sobre a reforma do Código Florestal em sessão extraordinária na Câmara dos Deputados em Brasília. Nas últimas horas, os deputados têm se pronunciado individualmente e em nome de seus partidos por cerca de dois minutos a respeito do projeto. O problema é que até agora, o relator do texto, o deputado Aldo Rebelo, ainda não apresentou a versão final do projeto substitutivo. Dessa forma, a Câmara discute a questão sem conhecer o teor exato do texto final.

Segundo a agência de notícias da Câmara, Aldo Rebelo passou o dia reunido com ruralistas e líderes do governo para chegar a um consenso sobre o projeto. "Tem matéria nova em pauta e nós não estamos pronto para debater. Ninguém sabe absolutamente nada sobre o que será votado", afirmou aflito durante seu discurso o deputado Padre João (PT).

"Precisamos ter acesso ao texto do relator para convocar a sessão e votar. Do contrário, trata-se de um desrespeito, é uma vergonha", criticou o deputado do Psol Ivan Valente, defendendo em seguida  que a votação do Código fosse adiada para a semana que vem.

Segundo o líder do Psol, Chico Alencar, a discussão acontece em torno do "abstrato". Outros parlamentares também criticaram a ausência de um debate sobre as emendas propostas ao projeto - cerca de 170 foram apresentadas até às 17h. Há pouco, o líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), afirmou no plenário que o novo parecer sobre o Código Florestal (PL 1876/99), de 862 páginas, já se encontra na liderança do Governo e que em breve deverá ser divulgado.

Entre os pontos mais polêmicos da reforma do Código, que trata da preservação ambiental em propriedades rurais, estão o dos limites da reserva legal nas pequenas propriedades e a situação das áreas consolidadas de agricultura localizadas em áreas de preservação permanente.

Acompanhe tudo sobre:Código florestalPreservação ambientalSustentabilidade

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia