Coalizão militar mantém bombardeios aéreos contra os houthis

Os ataques, que se prolongaram por toda a noite, continuam nesta segunda-feira contra vários pontos estratégicos da capital e da periferia do Iêmen

Sana - A coalizão militar árabe, liderada pela Arábia Saudita, continuou desde ontem com os bombardeios aéreos contra posições do movimento xiita dos houthis em Sana, capital do Iêmen, e arredores, pôde constatar a Agência Efe.

Os ataques, que se prolongaram por toda a noite, continuam nesta segunda-feira contra vários pontos estratégicos da capital e da periferia.

Os bombardeios tiveram como alvo o palácio presidencial, no sul de Sana, e vários armazéns de armas do exército iemenita, localizados em cavernas das montanhas dos arredores da capital.

Testemunhas relataram que o quartel da III Brigada da antiga Guarda Republicana, leal ao ex-presidente iemenita Ali Abdullah Saleh, também foi atacado.

As explosões começaram a ser ouvidas assim que anoiteceu até às 7h30 (local, 5h30 em Brasília), pararam por uma hora e foram retomadas em seguida.

Hoje cerca de 200 estudantes da universidade de Sana se manifestaram na entrada da instituição contra os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) Pérsico, que integram a coalizão militar.

Os manifestantes gritaram contra esses países e mostraram cartazes com fotografias das vítimas mortais dos bombardeios.

A Arábia Saudita está à frente de uma coalizão composta pelos países do CCG, Jordânia, Egito, Sudão e Marrocos, que desde quinta começou uma ofensiva com o objetivo de conter o avanço das milícias xiitas contra o presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, na cidade de Áden, no sul do país.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.