HILLARY E BILL CLINTON: em meia a críticas sobre aproximação do casal com empresários, acontece a Clinton Global Initiative, promovido pela Fundação Clinton / Mark Kauzlarich/ Reuters
Da Redação
Publicado em 19 de setembro de 2016 às 06h01.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h37.
Na semana
– Representantes do Fundo Monetário Internacional viajam a Maputo, capital de Moçambique, como forma de reconhecimento dos esforços do país para promover reformas e políticas sugeridas. Entretanto, a diretora de gerenciamento do FMI, Christine Lagarde, acredita que é preciso traçar novas políticas para estabilizar a economia e avançar em questões de transparência.
– A Grécia continua com as rodadas de negociações com credores. Há 15 casos de dívidas pendentes, equivalentes a 2,8 bilhões de euros. Além disso, o governo grego tem discutido outros temas com a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu, o Mecanismo Europeu de Estabilidade e o Fundo Monetário Internacional.
– Ainda esta semana, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe viaja a Cuba para poder dar uma resposta apropriada ao programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte. Abe deve aproveitar o encontro para estreitar os laços comerciais com os cubanos.
Segunda-feira 19
– Começa nesta segunda-feira o encontro anual Clinton Global Initiative, promovido pela Fundação Clinton, que tem como objetivo reunir líderes globais para discutir soluções inovadoras para desafios globais em setores como educação e energia. A aproximação dos Clinton com empresários é uma das principais críticas feitas à campanha de sua mulher, Hillary, à Casa Branca.
– O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o ministro das Finanças, Alfonso Prat-Gay, falam na conferência intitulada “Investindo na Nova Argentina”, promovida pelo jornal britânico Financial Times.
Terça-feira 20
– Começa, nesta terça-feira, a assembleia geral da ONU, em Nova York. Líderes globais discutem, principalmente, a crise de refugiados, além de temas como desenvolvimento sustentável e relações comerciais. O presidente Michel Temer faz o discurso inaugural, mantendo a tradição brasileira de abrir o evento, que vai até o próximo dia 26.
– O banco Goldman Sachs sedia a 25ª edição do Communacopia, conferência anual para discutir o setor de mídia e comunicações. Este ano, um dos temas centrais é o cancelamento de assinaturas das redes de televisão a cabo.
Quinta-feira 22
– Os ministros de Comércio da União Europeia, em reunião informal em Bratislava, discutem o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento e os acordos de livre comércio com o Canadá e com o Mercosul. As negociações com os latinos, lideradas pela Espanha, devem ser concluídas até 2017. Entre 10 e 14 de outubro haverá a primeira rodada de negociações, em Bruxelas.
– O novo ministro de Finanças do México, Jose Antonio Meade, fala ao Senado mexicano sobre as propostas orçamentárias do presidente Enrique Peña Nieto para 2017.
– O presidente do banco central da Itália, Ignazio Visco, sedia a conferência do Fórum Oficial das Instituições Financeiras e Monetárias (OMFIF), em Roma. O foco do evento será a política fiscal europeia, levando em conta aspectos como governança econômica e a necessidade de construir uma união de mercados de capitais.
Sábado 24
– Em Joanesburgo, na África do Sul, começa a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagens em Perigo de Extinção. Firmada em 1973, nos Estados Unidos, a Cites regula o comércio de mais de 35.000 espécies de plantas e animais.