Mundo

Cineasta Oliver Stone critica Obama em novo livro

O livro, intitulado ''The Untold History of the United States'' faz uma interpretação livre da história americana do último século em 618 páginas


	Oliver Stone: ''O país que Obama herdou estava efetivamente feito um caos, mas Obama pegou uma situação ruim e, de certa maneira, a piorou''
 (Getty Images)

Oliver Stone: ''O país que Obama herdou estava efetivamente feito um caos, mas Obama pegou uma situação ruim e, de certa maneira, a piorou'' (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2012 às 18h09.

Washington - O cineasta Oliver Stone critica o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em um novo livro no qual lhe acusa de não ter cumprido suas promessas e ter piorado a difícil situação que herdou de seu antecessor, George Bush.

O livro, intitulado ''The Untold History of the United States'' e que escreveu junto com o historiador Peter Kuznick, faz uma interpretação livre da história americana do último século em 618 páginas.

A obra será lançada amanhã, mas segundo antecipa nesta segunda-feira o site ''Politico'' inclui uma ''crítica mordaz'' ao primeiro mandato de Obama, que tentará a reeleição no pleito do próximo dia 6 de novembro contra o candidato republicano Mitt Romney.

''O país que Obama herdou estava efetivamente feito um caos, mas Obama pegou uma situação ruim e, de certa maneira, a piorou'', escrevem os autores que acusam Obama de ''ter perpetuado'' as políticas de Bush e seus antecessores.

Sobre a reforma do setor financeiro, apontam que ''o maior ganhador foi Wall Street'', criticam o envio de 30 mil militares ao Afeganistão em 2009 antes de anunciar a retirada e consideram que Obama não conseguiu articular uma reforma da saúde ''progressista''.

Além disso, em um documentário que começará a ser transmitido a partir do dia 12 de novembro no canal ''Showtime'', o cineasta assegura que respaldou Obama em 2008, mas neste ano teria votado em Ron Paul, um dos pré-candidatos republicanos nas primárias vencidas por Romney. 

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)LivrosPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia