Mundo

CIJ traça nova fronteira marítima entre Peru e Chile

Demarcação decidida hoje pela CIJ põe fim a décadas de discussões em relação a como dividir uma das regiões pesqueiras mais ricas do mundo


	Peru: governos peruano e chileno já anteciparam que acatariam a decisão, fosse ela qual fosse
 (Wikimedia Commons / MapachitoMD)

Peru: governos peruano e chileno já anteciparam que acatariam a decisão, fosse ela qual fosse (Wikimedia Commons / MapachitoMD)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2014 às 15h19.

Haia, Holanda - A Corte Internacional de Justiça (CIJ) traçou nesta segunda-feira uma nova fronteira marítima entre o Peru e o Chile. O tribunal subordinado à Organização das Nações Unidas (ONU) concedeu ao Peru parte da disputada região do Oceano Pacífico, mas deixou com o Chile a rica região pesqueira da costa.

A demarcação decidida hoje pela CIJ, também conhecida como Corte Mundial, põe fim a décadas de discussões em relação a como dividir uma das regiões pesqueiras mais ricas do mundo entre os dois vizinhos sul-americanos.

As decisões da CIJ são inapeláveis e o cumprimento é obrigatório pelos dois países. Os governos peruano e chileno já anteciparam que acatariam a decisão, fosse ela qual fosse.

O historiador e colunista peruano Nelson Manrique qualificou a decisão como "inteligente", que "não satisfaz nenhuma das partes, mas também não vai levar ninguém à guerra".

A disputada região de fronteira marítima abrangia uma área de 38 mil quilômetros quadrados de oceano em uma faixa que se estende até o limite da plataforma continental de cada um dos países.

Essa região inclui uma das regiões pesqueiras mais ricas do mundo. A pesca anual nessa área é calculada em US$ 200 milhões pela indústria pesqueira peruana. A maior parte desse pescado é uma espécie de anchova utilizada na fabricação de farinha de peixe, usada como alimento animal e fertilizantes. Peru e Chile, nesta ordem, são os maiores exportadores mundiais de farinha de peixe.

Além da questão econômica, o que estava em jogo para muitos era o orgulho nacional. O Chile capturou as três províncias do extremo norte de seu atual território durante a Guerra do Pacífico, travada entre 1879 e 1883. Como resultado, o Peru perdeu dois territórios e a Bolívia ficou sem saída para o mar. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileDiplomaciaPeruTerras

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia