Mundo

Cidade alemã faz neonazistas marcharem contra o nazismo

Cansada da marcha anual da extrema direita, população de Wunsiedel enganou o grupo e o fez arrecadar 25 mil euros para entidade que combate o nazismo


	"Se o Führer (Hitler) souber disso": sem saber, neonazistas marcharam em evento que arrecadou dinheiro para uma entidade que reabilita jovens que já participaram de grupos de extrema direita
 (Reprodução/YouTube)

"Se o Führer (Hitler) souber disso": sem saber, neonazistas marcharam em evento que arrecadou dinheiro para uma entidade que reabilita jovens que já participaram de grupos de extrema direita (Reprodução/YouTube)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 19 de novembro de 2014 às 10h21.

São Paulo – Todos os anos em novembro, a pequena Wunsiedel, que fica no estado da Baviera (Alemanha), é palco de uma caminhada realizada por neonazistas. Um evento que sempre incomodou a população local. Neste ano, contudo, explicou o jornal alemão Süddeutsche, a cidade conseguiu enganar o grupo e fez com que ele marchasse contra o nazismo.

Para tanto, contou com a ajuda da organização não governamental (ONG) EXIT Deutschland, entidade que trabalha com jovens que já participaram de grupos de extrema direita e auxilia na sua reabilitação.

A cada metro caminhado pelo grupo, foram doados 10 euros para a entidade. Apenas ao longo do caminho é que os neonazistas começaram a compreender o que estava acontecendo. E tudo por conta das faixas bem-humoradas penduradas pela população e que davam dicas sobre a situação.

Uma delas, por exemplo, dizia se o Führer (Hitler) soubesse disso, enquanto em outra a cidade agradeceu aos queridos nazistas por todas as doações. No total, a marcha reuniu cerca de 250 extremistas e arrecadou 25 mil euros.

De acordo com um dos organizadores do evento beneficente, a reação do grupo foi a de estranhamento. Fingiram que não haviam notado o que estava acontecendo, disse Martin Becher ao jornal.

Segundo informações da polícia local, apenas três extremistas demonstraram alguma agressividade no evento, mas foram detidos. De forma geral, descreveu o jornal, a marcha neonazista contra o nazismo ocorreu em clima pacífico.

Reunião

O motivo deste encontro anual dos extremistas em Wunsiedel é o fato de que Rudolf Hess, um ex-político ligado ao regime de Hitler, foi enterrado na cidade em 1988. E não é de hoje que a população da cidade luta contra a presença dos neonazistas. Em 2011, conseguiu exumar o corpo de Hess, que foi levado para um local desconhecido, e destruiu o seu túmulo.

O vídeo abaixo, em inglês e sem legendas, mostra como foi o evento. Confira.

//www.youtube.com/embed/KvjIYl_Nlao?rel=0

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaNazismoONGsPaíses ricos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia