Mundo

CIA se desculpa por espionar computadores do Senado dos EUA

Tempestade política se abateu em março passado depois da acusação de que a CIA havia espionado sem autorização computadores do governo

Sede da CIA, em Langley, Virgínia: agência se desculpou por ter espionado os computadores do Senado americano  (Saul Loeb/AFP)

Sede da CIA, em Langley, Virgínia: agência se desculpou por ter espionado os computadores do Senado americano (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2014 às 16h30.

Washington - O diretor da CIA, John Brennan, desculpou-se com os funcionários do Senado americano pelos registros feitos por seus agentes nos computadores de parlamentares, anunciou nesta quinta-feira um porta-voz da agência de inteligência americana.

Uma tempestade política se abateu em março passado depois da acusação de que a CIA havia espionado sem autorização os computadores usados pelos investigadores da comissão de inteligência para um relatório sobre o uso de tortura entre 2002 e 2006.

A comissão de Inteligência iniciou uma investigação em 2009 sobre o programa de interrogatórios violentos da CIA, e teve acesso a mais de seis milhões de documentos entregues pela agência. Os senadores podiam consultar esses documentos nos computadores protegidos e aos quais a CIA não deveria ter acesso, segundo um acordo entre o Senado e a agência de inteligência.

Mas, em 2010, mais de 900 páginas de documentos particularmente importantes desapareceram dos expedientes protegidos.

Entre os documentos desaparecidos, havia alguns relativos a um memorando secreto difundido pelo diretor anterior da CIA, Leon Panetta que, segundo a comissão, contradizia a posição oficial da CIA sobre torturas durante interrogatórios.

John Brennan negou na ocasião que a CIA espionasse a comissão, mas pediu ao inspetor-geral da agência que iniciasse uma investigação interna. Agora Brennan abriu uma investigação dentro da CIA que poderá levar a sanções disciplinares.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPaíses ricosEstados Unidos (EUA)SenadoCIAEspionagem

Mais de Mundo

Presidente do México diz que jogos da Copa não serão suspensos após onda de violência

Maioria dos americanos afirma que Trump está se tornando errático com a idade, mostra pesquisa

China impõe sanções a 20 empresas japonesas por risco militar

China inicia reuniões anuais que vão definir metas econômicas até 2030