Mundo

China torna-se o maior poluidor do planeta

País ultrapassou os Estados Unidos em emissão de CO2, devido à queima de carvão e ao uso de combustíveis fósseis para produzir cimento

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A China assumiu o posto nada lisonjeiro de maior emissor de dióxido de carbono (CO2) do planeta. No ano passado, o país lançou na atmosfera 6,2 milhões de toneladas do gás - um dos responsáveis pelo aquecimento global - e desbancou os Estados Unidos, que lideravam o ranking dos maiores poluidores do planeta até 2005. Os americanos emitiram 5,8 milhões de toneladas de CO2 em 2006.

A conclusão é do relatório preliminar da Agência Ambiental da Holanda, baseado em dados de consumo de petróleo da British Petroleum e da produção mundial de cimento. A análise não inclui, por exemplo, as emissões de CO2 causadas por queimadas de florestas - um dos principais problemas do Brasil -, nem as geradas pela queima de madeira para a produção de carvão.

Segundo a agência holandesa, o ritmo de crescimento das emissões globais de CO2 recuou um pouco. O total lançado ao ar no ano passado foi 2,6% superior ao de 2005. Já a expansão entre 2005 e 2004 havia sido de 3,3%.

O volume de dióxido de carbono gerado pela China a partir da queima de combustíveis fósseis aumentou 8,7% em 2006. Já os americanos reduziram a emissão em 1,4%. Os 15 países que compõem a União Européia permaneceram estáveis, após recuarem 0,8% em 2005.

De acordo com o relatório, a produção de cimento é a maior fonte de emissão de CO2 do planeta e contribui com 4% do total. Na China, porém, a participação dessa atividade é ainda maior - 9% das emissões -, dada a expansão acelerada da economia. Atualmente, a China responde por 44% da produção mundial de cimento.

No ano passado, a União Européia foi a terceira maior emissora mundial de CO2, seguida pela Rússia, Índia e Japão, segundo a agência holandesa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame