Mundo

China promete 'esmagar' qualquer forma de independência de Taiwan e reforça critica aos EUA

O porta-voz afirmou que a China está "fortemente" insatisfeita e se opõe firmemente ao fortalecimento dos laços militares dos EUA com o Partido Democrático Progressista de Taiwan

"Esse é um movimento muito errado e perigoso", disse o coronel em coletiva de imprensa (Thomas Peter/Reuters)

"Esse é um movimento muito errado e perigoso", disse o coronel em coletiva de imprensa (Thomas Peter/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de maio de 2023 às 15h21.

Última atualização em 16 de maio de 2023 às 15h22.

A China está pronta para "esmagar resolutamente qualquer forma de independência de Taiwan" e tentativas de interferência externa, alertou o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, o coronel Tan Kefei, em resposta a relatos de que os Estados Unidos estariam se preparando para fornecer armas à ilha e ajudar no treinamento de suas forças armadas.

O porta-voz afirmou que a China está "fortemente" insatisfeita e se opõe firmemente ao fortalecimento dos laços militares dos EUA com o Partido Democrático Progressista de Taiwan (DPP, na sigla em inglês).

"Esse é um movimento muito errado e perigoso", disse o coronel em coletiva de imprensa, segundo divulgado pelo ministério.

Uma só China

Tan Kefei reiterou que a China pede aos EUA que "respeite o princípio de 'uma só China', se comprometa a não apoiar a independência de Taiwan e interrompa qualquer forma de conluio militar EUA-Taiwan".

Às autoridades do DPP e aos separatistas, o coronel disse que "as tentativas de 'buscar a independência contando com os Estados Unidos' e 'buscar a independência pela força' são um beco sem saída".

"O Exército de Libertação Popular da China continua a fortalecendo seu treinamento e preparativos militares, e esmagará totalmente qualquer forma de 'independência de Taiwan' e de tentativas de interferência externa e defenderá resolutamente a soberania nacional e a integridade territorial", declarou Tan.

Acompanhe tudo sobre:ChinaTaiwanEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Companhia do Azerbaijão cancela voos para sete cidades russas após queda de avião da Embraer

Presidente do Panamá rechaça reduzir pedágio de canal após exigência de Trump

2024: o ano em que Elon Musk ficou mais rico e poderoso do que nunca

Ataque russo à rede elétrica deixa centenas de milhares de ucranianos sem aquecimento