Mundo

China pede prudência após envio americano de avião à Coreia

As declarações foram uma alusão à ação dos Estados Unidos de responder ao desafio atômico norte-coreano


	Bombardeiro B-52: "Manter a paz e a estabilidade no nordeste da Ásia responde ao interesse comum"
 (AFP)

Bombardeiro B-52: "Manter a paz e a estabilidade no nordeste da Ásia responde ao interesse comum" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2016 às 07h30.

Pequim - O governo chinês pediu nesta segunda-feira prudência e moderação diante da situação na península coreana, após os Estados Unidos enviarem um bombardeiro B-52 à área, em resposta ao recente teste nuclear da Coreia do Norte.

"Manter a paz e a estabilidade no nordeste da Ásia responde ao interesse comum, esperamos que todos os envolvidos atuem com moderação e prudência e evitem elevar as tensões", disse hoje Hong Lei, porta-voz do ministério de Relações Exteriores da China.

As declarações foram uma alusão à ação dos Estados Unidos de responder ao desafio atômico norte-coreano com o desdobramento de um bombardeiro equipado com mísseis nucleares, que sobrevoou o espaço aéreo sul-coreano no domingo.

O porta-voz chinês explicou hoje em entrevista coletiva que a China gostaria de trabalhar com todas as partes para manter a comunicação e retomar o processo de negociações sobre o programa nuclear norte-coreano "o mais rápido possível".

"Todas as partes deveriam realizar esforços conjuntos para evitar que aumentem as tensões, porque não é bom para ninguém", avaliou.

Pequim, principal parceiro da Coreia do Norte, acompanha "muito de perto" a situação na península, e hoje voltou a manifestar sua oposição ao teste nuclear realizado na quarta-feira por Pyongyang.

O governo norte-coreano afirma ter conseguido detonar uma bomba de hidrogênio, apesar de alguns analistas desconfiarem da veracidade deste teste. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCoreia do NorteEstados Unidos (EUA)Países ricosTestes nucleares

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros