Mundo

China fará mapeamento de ilhas disputadas com Japão

O levantamento dos dados das ilhas Diaoyu faz parte de um programa para mapear "as ilhas territoriais e recifes" da China


	Embarcação do governo japonês navega em torno das ilhas disputadas: estas ilhas são conhecidas como Senkaku pelo Japão, que as controla
 (REUTERS/Kyodo)

Embarcação do governo japonês navega em torno das ilhas disputadas: estas ilhas são conhecidas como Senkaku pelo Japão, que as controla (REUTERS/Kyodo)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 08h26.

Pequim - A China realizará um mapeamento das ilhas no Mar da China Oriental, no centro de uma disputa amarga com o Japão, informou a agência de notícias oficial Xinhua nesta terça-feira.

O levantamento dos dados das ilhas Diaoyu faz parte de um programa para mapear "as ilhas territoriais e recifes" da China, informou a Xinhua, citando uma agência estatal. Estas ilhas são conhecidas como Senkaku pelo Japão, que as controla.

A pesquisa faz parte dos esforços da China para "salvaguardar os seus direitos e interesses marítimos", disse a Xinhua, sem fornecer uma data para o exercício ou informar se envolve atividades em terra ou se será limitado ao mar.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaChinaJapãoDiplomacia

Mais de Mundo

Trump afirma que teve bom diálogo com presidente interina da Venezuela

Trump diz que mortes no Irã estão diminuindo, mas não descarta possível ação militar

Trump impõe tarifa de 25% sobre a importação de chips de computação avançados

Alemanha, Suécia e Noruega enviam militares à Groenlândia em meio à pressão dos EUA pela anexação