Mundo

China fará mapeamento de ilhas disputadas com Japão

O levantamento dos dados das ilhas Diaoyu faz parte de um programa para mapear "as ilhas territoriais e recifes" da China


	Embarcação do governo japonês navega em torno das ilhas disputadas: estas ilhas são conhecidas como Senkaku pelo Japão, que as controla
 (REUTERS/Kyodo)

Embarcação do governo japonês navega em torno das ilhas disputadas: estas ilhas são conhecidas como Senkaku pelo Japão, que as controla (REUTERS/Kyodo)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de janeiro de 2013 às 08h26.

Pequim - A China realizará um mapeamento das ilhas no Mar da China Oriental, no centro de uma disputa amarga com o Japão, informou a agência de notícias oficial Xinhua nesta terça-feira.

O levantamento dos dados das ilhas Diaoyu faz parte de um programa para mapear "as ilhas territoriais e recifes" da China, informou a Xinhua, citando uma agência estatal. Estas ilhas são conhecidas como Senkaku pelo Japão, que as controla.

A pesquisa faz parte dos esforços da China para "salvaguardar os seus direitos e interesses marítimos", disse a Xinhua, sem fornecer uma data para o exercício ou informar se envolve atividades em terra ou se será limitado ao mar.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDiplomaciaJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Itamaraty confirma fechamento de fronteira da Venezuela para o Brasil até segunda

González acusa Maduro de ‘golpe de Estado’ e afirma que trabalha para entrar na Venezuela

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina