China expressa preocupação com decisão da OMC sobre briga com os EUA
Organização Mundial do Comércio rejeitou parcialmente as acusações de Pequim em relação às medidas antidumping impostas pelos EUA
Da Redação
Publicado em 23 de outubro de 2010 às 15h41.
Pequim - A China expressou neste sábado preocupação com alguns pontos da decisão de sexta-feira da Organização Mundial do Comércio (OMC) de sua disputa com os Estados Unidos por medidas "antidumping" sobre a importação de diversos produtos chineses, como tubos de aço ou pneus.
A OMC rejeitou parcialmente na sexta-feira as acusações de Pequim por medidas "antidumping" impostas pelos EUA a produtos provenientes da China.
Em um documento de cerca de 400 páginas, a OMC indica que os Estados Unidos agiram de maneira contrária às regras do comércio internacional apenas em 5 dos 17 pontos enumerados pela organização, com sede em Genebra. A OMC rejeitou parcialmente a denúncia apresentada pela China, membro do organismo desde 2001, em setembro de 2008.
De qualquer forma, a OMC recomenda que Washington volte "suas medidas conforme as suas obrigações" quanto ao comércio internacional no que se refere a esses cinco pontos. Os impostos "antidumping" são utilizados para lutar contra a venda de produtos a preços abaixo do custo de produção. Segundo a regulamentação da OMC, Pequim e Washington têm 60 dias para apelar.