Mundo

China e Rússia rejeitam antimísseis dos EUA na Coreia do Sul

Governo chinês vem afirmando repetidamente sua oposição ao sistema antimísseis Thaad e pediu que sua instalação seja interrompida

Xi Jinping na Rússia: "Pequim e Moscou são resolutamente opostas à montagem do Thaad" (Sergei Karpukhin/Reuters)

Xi Jinping na Rússia: "Pequim e Moscou são resolutamente opostas à montagem do Thaad" (Sergei Karpukhin/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de julho de 2017 às 09h39.

Pequim - O presidente da China, Xi Jinping, partiu para uma visita à Rússia nesta segunda-feira enfatizando a ameaça séria que o sistema antimísseis dos Estados Unidos na Coreia do Sul representa para os interesses chineses e russos.

A China vem afirmando repetidamente sua oposição ao sistema antimísseis Thaad e pediu que sua instalação seja interrompida e que os mísseis já posicionados sejam removidos.

Pequim diz que o poderoso radar do sistema pode penetrar fundo em seu território, minando sua segurança e o equilíbrio regional sem fazer nada para deter a Coreia do Norte em sua busca incansável por armas nucleares e mísseis para carregá-las.

"A instalação norte-americana de um sistema antimísseis avançado na Coreia do Sul prejudica seriamente os interesses de segurança estratégica de China, Rússia e outros países da região", disse Xi, segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

Os EUA e Seul afirmam que o Thaad só objetiva defender a Coreia do Sul de seu vizinho do norte.

China e Rússia vêm mantendo uma comunicação e uma coordenação estreitas sobre a questão e possuem visões muito semelhantes a seu respeito, disse Xi em uma entrevista à mídia russa.

"Pequim e Moscou são resolutamente opostas à montagem do Thaad e sugerem seriamente que os países relevantes interrompam e cancelem sua instalação", afirmou Xi, segundo a Xinhua.

China e Rússia irão adotar as "medidas necessárias", seja juntas ou separadamente, para proteger seus interesses, disse Xi, sem dar detalhes, de acordo a Xinhua.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoreia do NorteCoreia do SulEstados Unidos (EUA)RússiaXi Jinping

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame