Mundo

China convoca embaixador dos EUA para reprimenda oficial contra fala de Biden sobre Xi

Governo chinês protesta contra declarações do presidente americano, acusando-o de difamar o líder chinês Xi Jinping e aprofundando as tensões entre as duas potências globais

Biden também descreveu Xi como um ditador (Justin Chin/Getty Images)

Biden também descreveu Xi como um ditador (Justin Chin/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 22 de junho de 2023 às 18h16.

O governo da China convocou o embaixador dos EUA em Pequim, Nicholas Burns, para uma reprimenda oficial após os comentários feitos pelo presidente norte-americano, Joe Biden, em um evento político.

Três autoridades dos EUA disseram que a nota diplomática oficial conhecida como démarche, foi entregue depois que Biden disse que o presidente chinês Xi Jinping não sabia que um balão espião chinês estava sobrevoando os EUA no início deste ano. Biden também descreveu Xi como um ditador.

Conflito entre EUA e China

O recém-empossado embaixador da China nos EUA, Xie Feng, "fez sérias representações e fortes protestos a altos funcionários" da Casa Branca e do Departamento de Estado nessa quarta-feira, de acordo com um comunicado da embaixada enviado por e-mail à imprensa nesta quinta-feira. A declaração também citou um porta-voz da embaixada dizendo que as declarações de Biden eram uma "difamação do principal líder da China".

A démarche ocorreu horas depois que o secretário de Estado, Antony Blinken, partiu de Pequim, onde participou de reuniões com o objetivo de desacelerar as crescentes tensões entre as duas maiores economias do mundo.

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)Joe BidenXi Jinping

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia