China condena obstrução dos EUA em negociação para aquisição
Huawei, de equipamentos de telecomunicações, comprou ativos de tecnologia da 3Leaf, mas a Comissão de Investimento Externo dos EUA sugeriu que ela se desfizesse deles
Da Redação
Publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 10h31.
Pequim - O Ministério do Comércio da China informou que companhias chinesas enfrentaram "obstrução" prejudicial em esforços para investir nos Estados Unidos depois que a chinesa Huawei abandonou oferta de compra de ativos da norte-americana 3Leaf após pressão de uma comissão de Washington.
A Huawei, fabricante de equipamentos de telecomunicações, comprou alguns ativos de tecnologia de servidores da 3Leaf por 2 milhões de dólares em maio, mas a Comissão de Investimento Externo dos Estados Unidos sugeriu que a companhia chinesa se desfizesse dos ativos.
"Lamentamos o resultado deste caso", afirmou um representante do Ministério do Comércio da China. "Nos últimos anos, os EUA usaram todos os tipos de desculpas, incluindo segurança nacional, para promover obstrução e interferência no comércio e atividades de investimento de empresas da China nos EUA", afirmou o representante.
"De alguma forma, essa obstrução e interferência está afetando a cooperação econômica e de comércio China-EUA", acrescentou.