Mundo

China e AIEA assinam acordo de segurança nuclear

Cooperação na região vai criar novas regras e normas, além de aprimorar a capacitação de funcionários

Chen Qiufa, diretor da Autoridade de Energia Atômica da China (.)

Chen Qiufa, diretor da Autoridade de Energia Atômica da China (.)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2010 às 09h40.

Pequim - A China e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) assinaram um acordo para melhorar a segurança nuclear no leste da Ásia, anunciou a agência da ONU durante a primeira visita de seu diretor, o japonês Yukiya Amano, a Pequim.

"A China e a AIEA trabalharão em conjunto para melhorar a segurança no leste da Ásia", informa o site da AIEA ao revelar o acordo assinado por Amano, que faz uma visita de dois dias a Pequim, e pelo diretor da Autoridade de Energia Atômica da China, Chen Qiufa.

Segundo a agência oficial Xinhua (Nova China), o acordo "reforça a cooperação nos setores, assim como as normas e regras em termos de segurança nuclear ou a formação de funcionários".

A China, potência nuclear desde 1964, é um dos poucos países que dá apoio a Coreia del Norte, nação que tem um programa nuclear que preocupa a comunidade internacional.

Leia mais notícias sobre a China

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaÁsiaChinaEnergiaONUEnergia nuclear

Mais de Mundo

Netanyahu diz que não concorda com plano do conselho de Trump para Gaza

Filhote de hipopótamo de Pablo Escobar é resgatado na Colômbia; veja fotos

O que acontece após o governo Lula rebaixar o nível da relação com a Argentina

Irã diz que chegou a acordo com Omã sobre nova rota de navegação em Ormuz