Mundo

Chile cancela alerta de tsunami em todo território

Autoridades também determinaram o cancelamento das medidas de precaução nas cinco regiões do sul do Chile que foram afetadas por um tremor

Habitantes locais descem de bote durante um alerta de tsunami na ilha de Chiloé, no Chile (Nicolas Klein/Reuters)

Habitantes locais descem de bote durante um alerta de tsunami na ilha de Chiloé, no Chile (Nicolas Klein/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de dezembro de 2016 às 16h51.

Santiago/San Salvador, 25 dez (EFE).- O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha suspendeu totalmente o alerta de tsunami emitido após o terremoto de magnitude 7,6 registrado neste domingo no sul do país.

"De acordo à informação obtida por estações marinhas, a evolução da propagação da onda de tsunami, informações de campo e modelamento, estão totalmente cancelados os estados de precaução por tsunami e ficam estabelecidas condições normais para todo o território nacional", informa o site do organismo.

As autoridades também determinaram o cancelamento das medidas de precaução nas cinco regiões do sul do Chile que foram afetadas pelo tremor, que não provocou vítimas, mas alguns danos materiais.

"Está cancelado o estado de precaução, portanto as pessoas podem voltar a suas casas de forma tranquila e ordenada", disse em entrevista coletiva o diretor do Escritório Nacional de Emergências (Onemi), Ricardo Toro.

Com isso, o governo de El Salvador também suspendeu o alerta de tsunami feito mais cedo para o litoral do país. O Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais (MARN) detalhou que com base nas características do sismo e na última informação emitida pelo Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico (PTWC, sigla em inglês), "acredita-se que o movimento telúrico ocorrido no Chile já não representa uma ameaça para o país". Apesar de cancelar o aviso, o órgão pediu para que os cidadãos se mantenham atentos às novas informações e às advertências que o Sistema Nacional de Defesa Civil possa emitir.

Depois do terremoto de hoje de manhã, as autoridades chilenas emitiram o alerta de tsunami e determinaram o esvaziamento de cinco regiões do país. Com o cancelamento total, as pessoas podem voltar para casa e, até mesmo, se aproximar com segurança das praias. O aviso do Serviço Hidrográfico permite também reiniciar a atividade de navegação no Canal de Chacao, que liga à ilha ao continente. EFE

Acompanhe tudo sobre:ChileTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia