Mundo

Chefe de Gabinete da Casa Branca apresenta renúncia

Daley, de 63 anos e empresário de profissão, apresentou sua renúncia na semana passada para retornar a Chicago, sua cidade de origem e onde tem seus negócios

A renúncia de Daley será efetivada no final deste mês, enquanto Jack Lew, antigo número dois no Departamento de Estado, prepara a proposta de orçamento da Casa Branca para o próximo ano fiscal (Jewel Samad/AFP)

A renúncia de Daley será efetivada no final deste mês, enquanto Jack Lew, antigo número dois no Departamento de Estado, prepara a proposta de orçamento da Casa Branca para o próximo ano fiscal (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2012 às 18h16.

Washington - O chefe de Gabinete da Casa Branca, William Daley, apresentou sua demissão e será substituído por Jack Lew, informaram nesta segunda-feira fontes da residência presidencial americana.

O presidente Barack Obama deve efetuar o anúncio oficial em entrevista coletiva às 18h (de Brasília).

Daley, de 63 anos e empresário de profissão, apresentou sua renúncia na semana passada para retornar a Chicago, sua cidade de origem e onde tem seus negócios.

O ex-chefe de Gabinete passou apenas um ano no posto, após chegar à Casa Branca no dia 6 de janeiro de 2011 para substituir Rahm Emanuel, atual prefeito de Chicago.

Parte de uma família com tradição política em Chicago, pois tanto seu pai como seu irmão ocuparam durante anos a Prefeitura dessa cidade, em novembro passado assumiu uma mudança em suas competências como chefe de Gabinete.

Na ocasião, a Casa Branca anunciou que das tarefas do dia a dia seriam responsabilidade de Peter Rouse, que já tinha ocupado o cargo de chefe de Gabinete interinamente até a chegada de Daley, enquanto este assumiria um papel de supervisor e assessor presidencial.

A renúncia de Daley será efetivada no final deste mês, enquanto Lew, antigo número dois no Departamento de Estado, prepara a proposta de orçamento da Casa Branca para o próximo ano fiscal, cuja apresentação no Congresso está prevista para o dia 6 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país