Mundo

Chefe de Gabinete da Casa Branca apresenta renúncia

Daley, de 63 anos e empresário de profissão, apresentou sua renúncia na semana passada para retornar a Chicago, sua cidade de origem e onde tem seus negócios

A renúncia de Daley será efetivada no final deste mês, enquanto Jack Lew, antigo número dois no Departamento de Estado, prepara a proposta de orçamento da Casa Branca para o próximo ano fiscal (Jewel Samad/AFP)

A renúncia de Daley será efetivada no final deste mês, enquanto Jack Lew, antigo número dois no Departamento de Estado, prepara a proposta de orçamento da Casa Branca para o próximo ano fiscal (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2012 às 18h16.

Washington - O chefe de Gabinete da Casa Branca, William Daley, apresentou sua demissão e será substituído por Jack Lew, informaram nesta segunda-feira fontes da residência presidencial americana.

O presidente Barack Obama deve efetuar o anúncio oficial em entrevista coletiva às 18h (de Brasília).

Daley, de 63 anos e empresário de profissão, apresentou sua renúncia na semana passada para retornar a Chicago, sua cidade de origem e onde tem seus negócios.

O ex-chefe de Gabinete passou apenas um ano no posto, após chegar à Casa Branca no dia 6 de janeiro de 2011 para substituir Rahm Emanuel, atual prefeito de Chicago.

Parte de uma família com tradição política em Chicago, pois tanto seu pai como seu irmão ocuparam durante anos a Prefeitura dessa cidade, em novembro passado assumiu uma mudança em suas competências como chefe de Gabinete.

Na ocasião, a Casa Branca anunciou que das tarefas do dia a dia seriam responsabilidade de Peter Rouse, que já tinha ocupado o cargo de chefe de Gabinete interinamente até a chegada de Daley, enquanto este assumiria um papel de supervisor e assessor presidencial.

A renúncia de Daley será efetivada no final deste mês, enquanto Lew, antigo número dois no Departamento de Estado, prepara a proposta de orçamento da Casa Branca para o próximo ano fiscal, cuja apresentação no Congresso está prevista para o dia 6 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Eleições da Venezuela acontecem no domingo, em meio a ameaças e esperança de mudança

Eleições Venezuela: Quem é Edmundo González, principal candidato da oposição contra Nicolás Maduro

Kamala Harris arrecada R$ 513 mil por minuto após desistência de Biden

Presidente de Israel agradece a Biden por ser um “verdadeiro aliado” do povo judeu

Mais na Exame