Mundo

Chávez vai estatizar indústria do ouro da Venezuela

Comunicado do presidente venezuelano foi feito por telefone na televisão estatal

Chávez: "Nós não temos apenas a riqueza do petróleo, nós temos aqui uma das maiores reservas auríferas do mundo" (©AFP / Presidencia)

Chávez: "Nós não temos apenas a riqueza do petróleo, nós temos aqui uma das maiores reservas auríferas do mundo" (©AFP / Presidencia)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2011 às 16h25.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que planeja nacionalizar a indústria aurífera do país numa tentativa de controlar a produção e aumentar as reservas internacionais de ouro do país. Falando por telefone à televisão estatal, Chávez disse que apresentará um novo decreto nos próximos dias para colocar a exploração e extração do ouro nas mãos do governo.

Será "um decreto para tomar o setor do ouro", o qual ainda permanece nas mãos de uma "máfia e de contrabandistas", disse Chávez. "Nós não temos apenas a riqueza do petróleo, nós temos aqui uma das maiores reservas auríferas do mundo (...), vamos transformá-las em nossas reservas internacionais porque o ouro está se valorizando".

A medida foi anunciada um dia após documentos obtidos pelo Wall Street Journal terem mostrado que o governo venezuelano planeja transferir bilhões de dólares das reservas em dinheiro no exterior para bancos na Rússia, China e Brasil, e toneladas de ouro dos bancos europeus para o seu próprio Banco Central. De acordo com os documentos, o país sul-americano planeja movimentar 211 toneladas de ouro que atualmente guarda no exterior, ao valor de US$ 11 bilhões, para o Banco Central em Caracas, onde o governo mantém as remanescentes 154 toneladas de ouro.

Impacto

O anúncio de Chávez deve ter impacto limitado sobre o preço do metal. "A Venezuela não é um grande produtor de ouro, não está nem entre os 22 maiores", disse Bart Melek, chefe de estratégia de commodities da consultoria e corretora TD Securities. "Se eles nacionalizarem o setor, veremos uma oferta menor. É positivo, mas não um positivo massivo (para os preços do ouro) porque eles não são um produtor gigantesco", afirmou. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEmpresas estataisEstadoHugo ChávezMinériosOuroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal