Mundo

Chávez fala a canal estatal que recuperação está rápida

'Eu estou bem, recuperando-me aceleradamente', disse Chávez, que discursou por telefone em ato que seu ministro da Energia

Hugo Chávez: "Desde anteontem tenho caminhado" (©AFP / Juan Barreto)

Hugo Chávez: "Desde anteontem tenho caminhado" (©AFP / Juan Barreto)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2012 às 21h34.

Caracas - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, falou nesta quinta-feira ao canal estatal de TV venezuelano, seis dias depois da chegada a Cuba para uma nova cirurgia, e garantiu que se recupera 'rapidamente' e que já caminha.

'Eu estou bem, recuperando-me aceleradamente', disse Chávez, que discursou por telefone em ato que seu ministro da Energia, Rafael Ramírez, liderou na localidade de San Francisco (noroeste da Venezuela).

Esta é a primeira vez que Chávez fala diretamente sobre sua saúde, depois que na terça e quarta-feira, o vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, informou que o governante foi operado em Havana de uma 'lesão' detectada na mesma região da pélvis onde foi extraído um tumor cancerígeno em junho.

'Desde anteontem tenho caminhado', acrescentou o chefe de Estado, que foi operado na segunda-feira pela terceira vez em pouco mais de oito meses.

O líder confirmou que segue uma dieta 'muito boa' e que estava se preparando para a 'caminhada do meio-dia'.

Chávez se declarou 'muito feliz, maravilhado' ao ver como avança o programa de construção de casas que seu governo impulsiona e enviou 'uma saudação e um abraço a todos, especialmente às crianças'.


Nesta quinta-feira também apareceu uma nova mensagem na conta de Chávez no twitter, para afirmar que ele vê o canal estatal 'Venezolana de Televisión' ('VTV') no hospital cubano.

'Bom dia, mundo bom! Estou muito feliz vendo por nossa 'VTV' como avança a grande missão Vivienda Venezuela! Que lindos edifícios!', diz o texto escrito na conta do líder @chavezcandanga.

Na quarta-feira, apareceu a primeira mensagem do presidente depois da operação na conta do Twitter, que Chávez disse administrar pessoalmente.

Além da 'lesão pélvica', também foi extraído o 'tecido circundante', segundo informou o governo na quarta-feira, o primeiro dia em que foi divulgada informação oficial sobre o paciente desde que ele viajou a Havana na sexta-feira, 24 de fevereiro.

A lesão estava na mesma área onde foi tirado um tumor cancerígeno em junho. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua