Mundo

Cessar-fogo na Síria; Macri perde…

Cessar-fogo na Síria Mesmo depois de divulgar um vídeo em que aviões soltam bombas sobre a cidade síria de Alepo, a Rússia afirmou que apoiará um cessar-fogo de 48 horas no início da próxima semana, após reunião de diplomatas russos com a Organização das Nações Unidas nesta quinta-feira. Os conflitos em Alepo intensificaram-se nas últimas […]

ALEPO, NA SÍRIA: “Não podemos andar nas ruas. Há pessoas mortas sob os escombros. Nós apenas esperamos a morte cair do céu”, afirmou o médico / Abdalrhman Ismail/ Reuters

ALEPO, NA SÍRIA: “Não podemos andar nas ruas. Há pessoas mortas sob os escombros. Nós apenas esperamos a morte cair do céu”, afirmou o médico / Abdalrhman Ismail/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2016 às 19h00.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h07.

Cessar-fogo na Síria

Mesmo depois de divulgar um vídeo em que aviões soltam bombas sobre a cidade síria de Alepo, a Rússia afirmou que apoiará um cessar-fogo de 48 horas no início da próxima semana, após reunião de diplomatas russos com a Organização das Nações Unidas nesta quinta-feira. Os conflitos em Alepo intensificaram-se nas últimas semanas com as ações incisivas do Exército russo, que, com apoio do governo sírio, fechou uma das principais vias de acesso à área rebelde da cidade. O cessar-fogo possibilitará que grupos humanitários levem ajuda aos 2 milhões de pessoas que vivem no local, cujo suprimento de água foi danificado após os bombardeios. O anúncio acontece no mesmo dia em que outro vídeo vem causando comoção ao redor do mundo ao mostrar o menino Omran Daqneesh, de 5 anos, tentando limpar seu rosto ensanguentado enquanto é resgatado de um prédio bombardeado na capital síria.

Prevenção dos Clinton

Tentando evitar ataques cibernéticos, a Fundação Clinton contratou uma empresa especializada para examinar seu sistema de dados. Suspeita-se que os computadores da instituição de Bill e Hillary Clinton tenham sido hackeados, embora nenhuma informação tenha vindo à público até agora. As preocupações anti-hackers se tornaram tema na política americana após o polêmico vazamento de e-mails confidenciais do Partido Democrata que mostraram que a legenda trabalhou contra o pré-candidato Bernie Sanders — invasores russos são os principais suspeitos no caso.

Aumento de Macri barrado

A Suprema Corte da Argentina barrou nesta quinta-feira um aumento de quase 1.000% nos preços do gás no país, em vigor desde o início deste ano — quando o governo do presidente Mauricio Macri retirou subsídios de energia, gás e transporte, fixados no governo da ex-presidente Cristina Kirchner. O episódio foi uma grande derrota para o governo, que apostava no dinheiro extra para diminuir o déficit da economia do país, que fechou em 6,1% do PIB em 2015 — segundo Macri, os subsídios representam quase metade do déficit. Contudo, o fim dos subsídios foi alvo de dezenas de protestos entre a população argentina, e um aumento nos preços da energia ainda está à espera liberação da Justiça.

Sem açúcar no Reino Unido

O Reino Unido anunciou que vai criar um imposto para marcas de refrigerante com adição de açúcar e reverter o dinheiro em programas de saúde infantil. No país, quase um terço das crianças e adolescentes de 2 a 15 anos já está acima do peso, e o governo afirma que o cenário custa bilhões de libras ao Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido. A medida foi atacada por fabricantes, que alegam que a redução de açúcar não é capaz de impactar significativamente o número de crianças obesas. Países como Bélgica, França, Hungria e México já possuem taxas desse tipo para bebidas açucaradas.

Volvo e Uber: carro autônomo

A montadora sueca Volvo fará uma parceria com o aplicativo de transporte Uber para o desenvolvimento de seu próprio carro autônomo — para ser usado com ou sem motorista. Juntas, as duas empresas investiram cerca de 300 milhões de dólares no desenvolvimento do veículo que deve chegar às ruas em 2021. Para o Uber, a tecnologia autônoma ainda será capaz de reduzir seus gastos com motoristas, vistos como os maiores da empresa.

Samsung à frente da Apple

A fabricante de eletrônicos Samsung aumentou sua vantagem de vendas de smartphones sobre a concorrente Apple no último trimestre. Dados divulgados pelo instituto de pesquisa Gartner nesta quinta-feira mostram que a companhia coreana vendeu 32 milhões de celulares a mais do que a estadunidense — no mesmo período do ano passado, a Samsung já estava à frente, tendo vendido 24 milhões de aparelhos a mais que a rival. Embora a Apple tenha ido bem na Europa, na Ásia e na África, um dos principais responsáveis pelo mau resultado foram as vendas fracas na China, que tiveram queda de 26%.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Luis Abinader assume segundo mandato como presidente da República Dominicana

Mais na Exame