Mundo

Cerca de 300 migrantes entram na Espanha pela cerca de Ceuta

Marrocos, que mantém relações não tão boas com Bruxelas, deu a entender que poderia relaxar seu controle sobre os migrantes

Migrantes: depois de forçar a cerca, os migrantes subsaarianos festejaram gritando "obrigado, Senhor" e "estou na Europa" (Jesus Moron)

Migrantes: depois de forçar a cerca, os migrantes subsaarianos festejaram gritando "obrigado, Senhor" e "estou na Europa" (Jesus Moron)

A

AFP

Publicado em 20 de fevereiro de 2017 às 09h43.

Cerca de 300 migrantes forçaram a cerca em torno do enclave espanhol de Ceuta, no Marrocos, três dias depois de uma entrada maciça de 498 pessoas, indicou a delegação do governo.

Várias centenas de jovens migrantes de origem africana forçaram a cerca de seis metros que rodeia Ceuta, indicou a fonte.

Depois de forçar a cerca, os migrantes subsaarianos festejaram gritando "obrigado, Senhor" e "estou na Europa", de acordo com as imagens captadas pelo jornal local El Faro de Ceuta.

A vigilância desta fronteira terrestre de 8 quilômetros de extensão é realizada por Espanha e Marrocos, mas este último não goza de excelentes relações com Bruxelas e deu a entender que poderia relaxar seu controle sobre os migrantes.

A entrada de migrantes desta segunda-feira coincide com uma cúpula bilateral franco-espanhola em Málaga, no sul da Espanha.

Nas ruas, alguns dos jovens que chegaram até Ceuta beijavam o chão gritando "Viva a Espanha!". Vários estavam feridos, com as mãos ou os pés ensanguentados e as roupas rasgadas.

O ataque coletivo à cerca ocorreu às 03h30 locais (02h00 de Brasília), indicou à AFP um porta-voz da Guarda Civil. "Entraram 300, o dobro tentou" forçar a fronteira, acrescentou.

"Está confirmado", se limitou a indicar à AFP uma fonte da delegação do governo em Ceuta.

Na sexta-feira, esta instituição indicou que 498 migrantes conseguiram forçar a cerca dos 700 que tentaram.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoMarrocosEspanha

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro