Mundo

CE investigará 19 membros por violação ao direito de asilo

O primeiro passo da investigação é uma advertência aos Estados, que terão agora dois meses para responder


	Policiais na fronteira entre a Áustria e a Turquia: "De nada vale discutir novas regras da política migratória em cúpulas se depois a legislação em vigor é aplicada de maneira insuficiente"
 (REUTERS/Leonhard Foeger)

Policiais na fronteira entre a Áustria e a Turquia: "De nada vale discutir novas regras da política migratória em cúpulas se depois a legislação em vigor é aplicada de maneira insuficiente" (REUTERS/Leonhard Foeger)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 09h01.

A Comissão Europeia vai investigar 19 Estados-Membros por 40 violações da disposição sobre o direito de asilo, entre eles Espanha, Alemanha, França, Holanda e Hungria, informou hoje (23) o jornal alemão Die Welt.

De acordo com o jornal, além destes países, estão também sob investigação a Áustria e a Itália, entre outros, sendo que Portugal não é mencionado.

A Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido não são investigados porque não estão dentro do sistema europeu referente ao direito de asilo.

Segundo o jornal, em julgamento está a falta de adaptação da legislação destes países no que diz respeito ao reconhecimento dos refugiados, às normas mínimas de procedimento para reconhecer o direito de asilo e às condições de acolhimento dos solicitadores de asilo.

"De nada vale discutir novas regras da política migratória em cúpulas se depois a legislação em vigor é aplicada de maneira insuficiente", comentou uma fonte europeia não identificada.

O primeiro passo da investigação é uma advertência aos Estados, que terão agora dois meses para responder, sendo que se não adaptarem suas legislações nesse período poderão ser levados ao tribunal europeu.

O jornal alemão revelou estas informações horas antes da reunião de cúpula que ocorre hoje em Bruxelas os chefes de Estado e de Governo para abordar a questão da crise dos refugiados.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaFrançaLegislaçãoPaíses ricosRefugiadosUnião Europeia

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame