Ingrid Betancourt: Betancourt foi sequestrada em 2002 e libertada em julho de 2008 em uma operação militar (©AFP/Arquivo / Joel Saget)
Da Redação
Publicado em 17 de julho de 2012 às 13h14.
Bogotá - As autoridades colombianas capturaram na segunda-feira em uma operação no sul do país um dos supostos responsáveis pelo sequestro da ex-candidata presidencial colombiana e francesa Ingrid Betancourt e do general da polícia Luis Mendieta, informou a Procuradoria.
Segundo a informação, unidades do Corpo Técnico de Investigação (CTI), com o apoio do exército, capturaram na aldeia de El Retorno, no departamento de Caquetá (sul), Marco Patiño, conhecido como "Efren" ou "Patequeso", acusado de "manter em cativeiro" Betancourt e outro grupo de pessoas, entre elas Mendieta.
De acordo com a Procuradoria, Patiño, "há 31 anos vinculado à (guerrilha) das Farc, foi o número dois da Frente 55 e esteve nos ataques" contra as populações de Mitú, capital do departamento de Vaupés e Miraflores, em Guaviare (sudoeste), realizados em 1998.
Betancourt foi sequestrada em 2002 e libertada em julho de 2008 em uma operação militar que conseguiu resgatar, além da política, outras 14 pessoas, entre elas três assessores americanos e 11 militares.
Mendieta, por sua vez, sequestrado em 1998 na tomada de Mitú, também conseguiu ser libertado após uma operação do exército em junho de 2010 que permitiu a liberação de outros três membros das forças públicas.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são a principal guerrilha da Colômbia, com quase meio século de luta armada e cerca de 9.200 combatentes.