Mundo

Canadá expulsa diplomatas relacionados a espionagem

Decisão foi tomada após logo após a prisão do subtenente da Marinha canadense, Jeffrey Paul Delisle, acusado de passar segredos militares à uma potência estrangeira

Suspeita-se que, entre as informações passadas, estejam detalhes sobre operações e equipamentos da Otan (Chris Jackson/Getty Images)

Suspeita-se que, entre as informações passadas, estejam detalhes sobre operações e equipamentos da Otan (Chris Jackson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2012 às 17h48.

Toronto - As autoridades canadenses expulsaram quatro diplomatas russos relacionados a um caso de espionagem, logo após a prisão do subtenente da Marinha canadense, Jeffrey Paul Delisle, acusado de passar segredos militares à uma potência estrangeira.

O militar, que trabalhava em um dos centros de inteligência militares do Canadá e tinha acesso a documentos secretos, é acusado de passar informações em pelo menos duas ocasiões. Suspeita-se que, entre as informações passadas, estejam detalhes sobre operações e equipamentos da Otan.

O Ministério de Relações Exteriores do Canadá se negou a comentar sobre as informações e nem confirmou ou desmentiu sua veracidade.

As autoridades canadenses também não revelaram o país ao qual Delisle teria passado a informação.

Na imprensa do Canadá, especula-se que Ottawa não quer expor publicamente a expulsão dos diplomatas russos para evitar atrito nas relações com a Rússia.

Ambos os países mantêm uma crescente rivalidade na região ártica, onde existem ricos depósitos de petróleo, gás e minerais.

A embaixada da Rússia em Ottawa, por sua vez, assinalou ao jornal 'The Globe and Mail' que a saída dos diplomatas é parte da rotação habitual de seu pessoal. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCanadáDiplomaciaEuropaPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD