Mundo

Canadá, EUA e México celebrarão cúpula do Nafta em fevereiro

A última cúpula aconteceu em Washington em 2 de abril de 2012 e participaram Obama, Harper e o então presidente mexicano, Felipe Calderón


	Barack Obama: já confirmaram presença o chefe de Estado americano e o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper
 (Saul Loeb/AFP)

Barack Obama: já confirmaram presença o chefe de Estado americano e o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 16h01.

Cidade do México - Os governantes do Canadá, Estados Unidos e México se reunirão em meados de fevereiro para tratar principalmente do relançamento da América do Norte como região, informou nesta quarta-feira o subsecretário mexicano de Relações Exteriores para a América do Norte, Sergio Alcocer.

Em entrevista coletiva o subsecretário disse que os três países têm trabalhado na agenda que será debatida na cúpula, que acontecerá no México.

Ainda sem data exata, o mais provável segundo Alcocer seja em 19 de fevereiro.

A cúpula acontecerá no 20° aniversário da entrada em vigor do Tratado de Livre-Comércio na América do Norte (Nafta).

"Será uma agenda que terá como tema principal o relançamento da América do Norte e a experiência dos 20 anos que se passaram, mas principalmente pensando no futuro", acrescentou Alcocer.

Será a primeira cúpula trilateral que o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, que assumiu o poder em 1º de dezembro de 2012, participará.

Já confirmaram presença o chefe de Estado americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.

A última cúpula aconteceu em Washington em 2 de abril de 2012 e participaram Obama, Harper e o então presidente mexicano, Felipe Calderón.

No mandato de George W. Bush (2001-2009) começou o costume de os três governantes se reunirem anualmente, embora depois tenha perdido esse caráter anual.

A última cúpula dos países do Nafta no México foi em Guadalajara, em 9 de agosto de 2009, e também houve outra na cidade turística de Cancún em 31 de março de 2006. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCanadáEstados Unidos (EUA)MéxicoPaíses ricos

Mais de Mundo

Israel aprova cessar-fogo com Hezbollah, diz imprensa israelense

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados

Os 10 países do mundo mais dependentes de energia nuclear

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul