Mundo

Cameron lamenta falta de progressos no orçamento da UE

O premiê britânico está pressionado por seu Parlamento para exigir mais cortes

David Cameron deixa a sede da UE em Bruxelas: "há realmente um problema porque não tivemos progressos nas propostas para fazer cortes adicionais"
 (John Thys/AFP)

David Cameron deixa a sede da UE em Bruxelas: "há realmente um problema porque não tivemos progressos nas propostas para fazer cortes adicionais" (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2012 às 07h33.

Bruxelas - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, afirmou nesta sexta-feira que não existem progressos suficientes na negociação do orçamento plurianual da União Europeia, ao chegar ao Conselho Europeu para o segundo dia da reunião de cúpula.

"Acredito que não aconteceram progressos suficientes até o momento", disse o premier britânico, que viajou a Bruxelas pressionado por seu Parlamento para exigir mais cortes.

"Há realmente um problema porque não tivemos progressos nas propostas para fazer cortes adicionais", insistiu Cameron, que na quinta-feira deixou local da reunião sem fazer declarações.

"Não é o momento de fazer pequenos ajustes. Não é o momento de movimentar o dinheiro de uma parte do orçamento para outra. Precisamos de um corte de um gasto que não podemos nos permitir. Isto é o que está acontecendo em nossos países e é o que deve acontecer aqui", completou.

O presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, apresentou na noite de quinta-feira uma nova proposta de orçamento para 2014-2020.

O plano, com um total de 972 bilhões de dólares, equivale a 1% do PIB da UE.

Acompanhe tudo sobre:EuropaOrçamento federalPaíses ricosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação