Exame Logo

Câmbio chinês distorce o comércio, diz Barral

O secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, elevou o tom das reclamações diretas contra a China

Iuane desvalorizado distorce o comércio global, segundo o secretário de Comércio Exterior (.)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h47.

São Paulo - Preocupadas com o fraco desempenho da balança comercial, autoridades do governo brasileiro elevam o tom das reclamações diretas contra a China. O secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, disse ontem que o iuane desvalorizado "distorce" o comércio global.

"A China está afetando todo o sistema multilateral de comércio", disse Barral, após se reunir com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). "O câmbio chinês distorce todos os preços."

Veja também

Segundo o secretário, os efeitos do iuane desvalorizado são ainda mais fortes para o Brasil, porque o País vende commodities para a China, o que atrai muitos dólares. A posição oficial do governo brasileiro é que o assunto deve ser discutido em fóruns globais, como a reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) este fim de semana, em Washington, e o encontro do G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo), em Seul, na Coreia do Sul, em novembro.

Técnicos do Ministério do Desenvolvimento, no entanto, avaliam "com atenção" uma lei recém-aprovada pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. Conforme a legislação, que ainda tem que ser votada no Senado, os EUA elevariam as tarifas de importação para compensar o iuane desvalorizado. "É uma sinalização política importante dos americanos e estamos avaliando com atenção", disse Barral.

Ele ressalta que ainda não está claro se a lei cumpre as normas da Organização Mundial de Comércio (OMC) ou se, no futuro, poderia ser utilizada contra o Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais notícias sobre o iuane

Siga as últimas notícias deMundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCâmbioChinaComércioComércio exteriorDados de BrasilIuaneMoedas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame