Mundo

Câmara dos Representantes dos EUA prepara pacote de apoio de US$ 17,6 bi a Israel

Mike Johnson, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, quer apresentar um projeto que concede a Israel um apoio de bilhões de dólares para suprimentos militares e sistemas de defesa antimísseis

Projeto de lei: A ajuda inclui Israel, Ucrânia e Taiwan (Etienne De Malglaive/Getty Images)

Projeto de lei: A ajuda inclui Israel, Ucrânia e Taiwan (Etienne De Malglaive/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 4 de fevereiro de 2024 às 15h42.

O presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, o republicano Mike Johnson, planeja apresentar para votação nesta semana uma legislação que concede a Israel um pacote de apoio de US$ 17,6 bilhões para suprimentos militares e sistemas de defesa antimísseis. A proposta estabelece um desafio direto ao Senado controlado pelos Democratas, que pretende adotar em breve um pacote de ajuda externa muito mais amplo.

Os deputados republicanos já tinham deixado claro que o projeto de lei do Senado, mesmo que fosse aprovado na Casa controlada pelos Democratas, teria caminho difícil na Câmara administrada pelo Partido Republicano.

O projeto de lei do Senado, que deverá ser divulgado neste fim de semana, contém ajuda não apenas para Israel, mas também para a Ucrânia e Taiwan, bem como mudanças radicais nas regras de imigração dos EUA.

Numa carta aos colegas, Johnson disse no sábado, 3, que o Senado não conseguiu incluir a Câmara nas negociações sobre o seu pacote.

Como resultado, ele disse que "eles eliminaram a capacidade de consideração rápida de qualquer legislação" e a Câmara "continuaria a liderar", adotando e aprovando um pacote restrito focado apenas na ajuda a Israel.

"Como tenho dito consistentemente nos últimos três meses, a Câmara terá de trabalhar a sua vontade nestas questões e as nossas prioridades terão de ser abordadas", escreveu Johnson. 

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Argentina deve entregar alimentos a cozinhas comunitárias, ordena justiça do país

Quais as cidades mais baratas do mundo para morar?

Biden piora mau humor com imprensa e diz 'rezar' por jornalistas

Julgamento de Trump em NY entra na reta final nesta terça-feira

Mais na Exame