Mundo

Câmara dos EUA aprova proposta para barrar tarifas de Trump contra o Canadá

Proposta recebeu 219 votos e agora depende do Senado e de sanção presidencial para reverter medidas comerciais

Tarifas dos EUA: Câmara aprova proposta para barrar medidas comerciais impostas por Donald Trump contra o Canadá. (Chip Somodevilla/AFP)

Tarifas dos EUA: Câmara aprova proposta para barrar medidas comerciais impostas por Donald Trump contra o Canadá. (Chip Somodevilla/AFP)

Publicado em 12 de fevereiro de 2026 às 09h40.

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira, 11, uma proposta para rejeitar as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump a produtos canadenses.

O texto recebeu 219 votos favoráveis e 211 contrários, incluindo o apoio de seis parlamentares do Partido Republicano, legenda do presidente.

A proposta foi apresentada por democratas e agora segue para análise do Senado. Para que as tarifas sejam efetivamente revertidas, o texto ainda precisa ser aprovado pelos senadores e sancionado pelo próprio presidente.

A votação ocorre no contexto das emergências nacionais declaradas por Trump no ano passado, mecanismo utilizado pelo governo para justificar a imposição de tarifas generalizadas sobre importações de diversos países.

A Câmara tem prerrogativa para considerar medidas que ponham fim às emergências nacionais decretadas pelo Executivo. No entanto, mesmo com a aprovação na Casa, qualquer tentativa de barrar as tarifas sobre produtos do Canadá e de outros parceiros comerciais depende do aval do Senado — além da sanção presidencial.

Durante a votação no plenário, Trump pressionou os congressistas por meio da rede Truth Social. O presidente afirmou que os legisladores que votassem contra as tarifas “pagariam por isso nas eleições, inclusive nas primárias”, sinalizando possível retaliação política dentro do próprio partido.

*Com informações da AFP 

Acompanhe tudo sobre:TarifasEstados Unidos (EUA)Canadá

Mais de Mundo

Rússia confirma bloqueio do WhatsApp após acusação da Meta

WhatsApp denuncia tentativa de bloqueio completo na Rússia, diz agência

Trump determina que Pentágono compre energia de usinas a carvão

Casa Branca articula reunião com aliados de Trump na América Latina