Mundo

Com calor, demanda de energia sobe

Temperatura elevada foi responsável pelos quatro recordes sucessivos na demanda de energia nesta semana

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou hoje que a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) em janeiro ficou em 56.031 megawatts (MW) médios. O valor é 12,1% superior ao de janeiro do ano passado e 2,6% superior a dezembro do mesmo ano. A variação em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o ONS, pode ser explicada pela baixa base de comparação: janeiro de 2009 foi um mês bastante afetado pela crise econômica. Além disso, as altas temperaturas verificadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste no mês passado influenciaram o consumo de energia.

No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro, houve alta de 1 9% na carga do sistema. Em seu Boletim de Carga Mensal, o ONS lembra ainda que houve, em 2009, a incorporação ao SIN dos Estados de Rondônia e Acre, que representam uma carga média de 400 MW.

Entre os subsistemas do SIN, a maior taxa de crescimento no mês passado foi registrada no Sudeste/Centro Oeste (14,4%), com grande influência das altas temperaturas. De acordo com o ONS, as temperaturas máximas ficaram acima da média histórica para o mês de janeiro. A onda de calor, inclusive, é tida como responsável pelos quatro recordes sucessivos na demanda de energia esta semana. Também em janeiro, no Sul, houve alta de 9 8% e, no Nordeste, de 9,5%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Biden diz que é “fantástico” estar de volta à Casa Branca após se recuperar de Covid

Navio pesqueiro naufraga nas Ilhas Malvinas e 8 pessoas morrem

Rússia proíbe chefe da Toyota de entrar no país; outros executivos japoneses também foram barrados

Balões com lixo enviados pela Coreia do Norte caem em presídio do lado Sul

Mais na Exame