Mundo

Cai Tronchetti Provera, CEO da Telecom Italia

Motivo foi desgaste com primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, a respeito da venda da operação de telefonia móvel da empresa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O italiano Marco Tronchetti Provera, presidente da Telecom Italia, acaba de ser destituído de sua posição na companhia. O motivo foi um desgaste com o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, acerca da venda das operações de telefonia móvel da companhia na Itália.

Na última segunda-feira (11/9), Provera surpreendeu o mercado ao anunciar uma reestruturação que separou os negócios de telefonia celular dos demais - que hoje existe apenas na Itália e no Brasil, onde os italianos controlam a operadora TIM Brasil. A decisão logo foi interpretada como o primeiro passo de um processo de venda. Provera, no entanto, mantinha uma postura evasiva, dizendo apenas que estava aberto a propostas de eventuais interessados em comprá-la. A venda aliviaria a matriz, mergulhada numa dívida de 40 bilhões de dólares, superior a seu valor de mercado.

Nos dias seguintes ao anúncio, Prodi fez várias declarações à imprensa contrárias à possibilidade de venda das operações de telefonia móvel na Itália e se mostrou disposto a manter a companhia longe das mãos de estrangeiros.  Segundo noticiário internacional, grupos financeiros e a alemã Deutsche Telekom já teriam demonstrado interesse em comprar a unidade.

O sucessor de Provera será Guido Rossi, antigo executivo do grupo. Ainda não se sabe qual será o novo posicionamento da companhia em relação à possibilidade de venda. Algumas fontes próximas às negociações, sobretudo no Brasil, afirmam que as conversas para a venda da TIM Brasil, segunda maior operadora de telefonia celular do país, deverão continuar.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Apagão global afeta aeroportos, comitê das Olimpíadas, canal de TV e bolsa de valores

Trump diz que quer ser 'presidente de todos' e detalha tiro que levou em 1º discurso após atentado

Trump fará 1º comício após ataque neste sábado, em condado decisivo para a eleição

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Mais na Exame