Mundo

Britânicos apoiam referendo sobre acordo final do Brexit, diz pesquisa

Esta é a primeira vez que o número de eleitores favoráveis a um novo referendo supera os que não apoiam uma nova votação

42% dos eleitores entrevistados apoiam uma nova votação (Dan Kitwood/Getty Images)

42% dos eleitores entrevistados apoiam uma nova votação (Dan Kitwood/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 27 de julho de 2018 às 10h46.

Londres - O número de eleitores que apoiam a realização de um referendo sobre os termos finais de eventual acordo do Reino Unido com a União Europeia sobre a saída do país do bloco superou pela primeira vez aqueles que não apoiam uma votação, de acordo com uma pesquisa do YouGov para o jornal The Times.

Quando perguntados se deveria haver um referendo sobre os termos finais de um acordo para o chamado Brexit, 42 por cento disseram que deveria haver uma nova votação, enquanto 40 por cento disseram que não deveria. O restante disse não saber.

A pesquisa com 1.653 adultos no Reino Unido foi realizada na quarta e quinta-feira desta semana, informou o jornal The Times.

O Brexit foi decidido pela população britânica em um referendo em 23 de junho de 2016 com 51,9 por cento dos votos a fator da saída do Reino Unido da UE, ante 48,1 por cento contra a separação. Muitas pesquisas de opinião erraram o resultado do referendo.

Dois anos depois do referendo, a pesquisa YouGov mostrou que a opinião da maioria dos eleitores sobre a possibilidade de deixar a UE não mudou.

No caso de um novo referendo sobre a adesão do Reino Unido à UE, 45 por cento disseram que votariam para permanecer, enquanto 42 por cento votariam para sair, com 4 por cento dizendo que não votariam e 9 por cento dizendo que não sabem, disse o Times.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Alvo de mandado de prisão do TPI, Putin anuncia viagem à Mongólia, país que integra o Tribunal

UE nega 'legitimidade democrática' da reeleição de Maduro na Venezuela

Reino Unido planeja aumentar consideravelmente as repatriações de imigrantes

MP da Venezuela ameaça prender opositor González se ele não acatar 3ª convocação para depor

Mais na Exame