Mundo

Brasileira é eleita deputada por partido de esquerda na Espanha

A advogada e militante afirmou que sua principal bandeira é a dos imigrantes e dos refugiados

Maria Dantas: deputada foi votar ontem vestindo uma camiseta com o rosto de Marielle Franco (Twitter/Reprodução)

Maria Dantas: deputada foi votar ontem vestindo uma camiseta com o rosto de Marielle Franco (Twitter/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de abril de 2019 às 06h57.

Última atualização em 29 de abril de 2019 às 08h42.

A brasileira Maria Dantas, de 50 anos, será deputada na Espanha. Em Barcelona há 25 anos, Maria foi eleita pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). A advogada e militante, que trabalha para uma empresa de finanças em Barcelona, afirmou que sua principal bandeira é a dos imigrantes e dos refugiados. 

Nascida em Aracaju, Maria foi votar ontem vestindo uma camiseta com o rosto de Marielle Franco, vereadora carioca assassinada em março de 2018. Ela também já participou de iniciativas como a Unidade Contra o Fascismo e o Racismo, Stop Mare Mortum e a plataforma Brasileiras contra o Fascismo de Barcelona.

Em um post no Twitter, Maria reforçou suas bandeiras contra o fascismo ao postar uma foto sua votando e dizendo que defenderá "todas as pessoas".

Tranquilidade. No início do dia, quando as urnas foram abertas, o clima era de tranquilidade em Madri, apesar do grande número de pessoas nas ruas. No colégio Rufino Blanco, no bairro de Chamberí, no centro da capital espanhola, muitos eleitores ainda estavam indecisos. "Confesso que estou em dúvida. Vou decidir só agora. Eu não gosto de nenhum partido, mas entendo a importância desta eleição", afirmou o aposentado Juan Manuel Heyer, de 72 anos.

Os líderes dos cinco principais partidos votaram pela manhã. O candidato socialista, Pedro Sánchez, foi o primeiro a comparecer às urnas no Centro Cultural Volturno, em Pozuelo de Alarcón, em Madri, por volta das 9h30, acompanhado da mulher, Begoña Gómez. 

Santiago Abascal, do Vox, chegou ao bairro de Pinar del Rey, em Madri, pouco antes do meio-dia. "Hoje, muita gente votará sem medo, defendendo a democracia e a nação", declarou.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEspanhaMulheres

Mais de Mundo

Israel realiza operação perto de importante hospital de Gaza

Incêndio de grandes proporções atinge famosa vila de Natal em parque de Nova York; veja vídeo

Otan reforçará sua presença no Báltico após suposta sabotagem russa de cabo submarino

Posse de Donald Trump causa apreensão em estudantes estrangeiros nos EUA