Mundo

Brasil poderá ter conta de luz pré-paga

Segundo a Aneel, essa modalidade propicia ao consumidor uma melhor gestão do consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real

Energia elétrica (NANI GOIS)

Energia elétrica (NANI GOIS)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2011 às 20h39.

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está analisando a possibilidade de oferecer aos consumidores brasileiros a possibilidade de optar pela modalidade de pré-pagamento da conta de luz, assim como já existe na telefonia móvel. O assunto deverá ser regulamentado pela agência no segundo semestre deste ano, depois de passar por consulta pública.

Segundo a Aneel, essa modalidade propicia ao consumidor uma melhor gestão do consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento do consumo em tempo real. O sistema informa, por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estão próximos a se esgotarem.

O pré-pagamento de energia já é utilizado em diversos países, como o Reino Unido, Peru, os Estados Unidos, a França, Austrália, África do Sul, Colômbia, Argentina e Moçambique. Pesquisas feitas na Colômbia e na Argentina demonstram índices de aceitação e satisfação dos consumidores superiores a 80%.

A adoção do pré-pagamento de energia no Brasil também depende da regulamentação metrológica do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Acompanhe tudo sobre:AneelConsumidoresEnergiaEnergia elétricaServiços

Mais de Mundo

Edmundo González Urrutia viajará aos EUA e quer se reunir com Biden

Premier da Áustria anuncia renúncia 'nos próximos dias'

Milei e González Urrutia recebem apoio de venezuelanos reunidos na Praça de Maio

Opositor venezuelano González Urrutia se reúne com Javier Milei em Buenos Aires